A Prefeitura de São Sebastião decretou estado de calamidade pública devido às fortes chuvas que atingem a cidade desde o início da madrugada deste domingo, 19 de fevereiro.
De acordo com o prefeito, Felipe Augusto, os volumes registrados pelos pluviômetros automáticos são excepcionais e recordes para a cidade. Em suas redes sociais, ele pediu atenção e colaboração da população neste momento caótico.
Participe dos canais do Mobilidade Sampa: X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube, LinkedIn ou canais no WhatsApp e Telegram
Nos bairros Barra do Una, Juquehy, Camburí e Boiçucanga, a chuva registrou mais de 400 milímetros apenas na madrugada deste domingo, num período de quatro horas. Em algumas estações, os volumes pluviométricos ultrapassaram 600 milímetros em um período de 24 horas.
“Em São Sebastião, as regiões mais afetadas foram em Camburí e na Baleia. Equipes do Corpo de Bombeiros atendem uma vítima de soterramento. Em Boiçucanga, equipes de emergência auxiliam pessoas isoladas. Equipes da Defesa Civil Estadual já estão no local e em deslocamento para o município de São Sebastião, que declarou calamidade pública. Caminhões da Defesa Civil com colchões, cobertores, kits de limpeza e cestas básicas estão sendo abastecidos para o atendimento aos municípios”, informou o Governo do Estado de São Paulo.
“As fortes chuvas foram ocasionadas pela passagem de uma frente fria que gerou um sistema de baixa pressão, trazendo umidade do Oceano para o Continente. Essa massa de ar se concentrou na região do Litoral Norte e Baixada Santista gerando acumulados elevados de chuvas“, completou.
- Fortes chuvas atingem Litoral Norte de São Paulo
- Prefeitura de São Sebastião decreta de calamidade pública devido às fortes chuvas que atingem o município
- Quedas de barreira interditam trechos da rodovia Rio-Santos
- Fundo Social está arrecadando doações para ajudar vítimas da chuva no município
- Prefeitura recebe animais em abrigo pet
- Tarcísio de Freitas anuncia envio de ajuda humanitária para São Sebastião
- Prefeitura cancela Carnamar devido às fortes chuvas que atingem o município
- Prefeitura abre pontos de abrigo para famílias atingidas pelas chuvas
- Voluntários auxiliam Fundo Social na separação de donativos
- Primeira morte de vítima das fortes chuvas é confirmada em São Sebastião
- Rede de telefonia e internet de órgãos públicos municipais está parcialmente prejudicada por causa das chuvas que afetam o Litoral Norte
- Prefeitura divulga número parcial de desabrigados em São Sebastião
- Tarcísio de Freitas anuncia envio de ajuda humanitária para São Sebastião
A Defesa Civil está em alerta máximo e todas as equipes estão nas ruas atendendo à população. A chuva persistente afeta todo o município e a Defesa Civil está ampliando as vistorias em áreas de risco e solicitando a colaboração dos cidadãos.
Em caso de detectar alterações no solo, principalmente em áreas suscetíveis a deslizamento de terra, a população deve sair imediatamente e ligar para 199.