O trânsito nosso de cada dia

O trânsito na capital paulista é, inegavelmente, um dos mais intensos de todo o país. Dados recentes do Ministério da Infraestrutura mostram que a frota total ultrapassa 9 milhões de veículos de todos os tipos. E esse número cresce a cada ano, o que demanda ações do poder público para minimizar os inconvenientes que tantos veículos podem causar na mobilidade urbana.

Hoje em dia, no entanto, com a evolução da internet e da tecnologia em geral, é possível, em algumas situações, evitar transitar pelas ruas através do uso de aplicativos de celular e sites da web. Um bom exemplo são os aplicativos e sites de compras online, tais como o da Amazon, que oferece desde consumíveis até roupas, livros e eletrônicos. Essas plataformas são uma alternativa interessante para realizar compras com mais conforto e praticidade. 

  • Você viu algum acidente na estrada ou no trânsito? Pegou congestionamento? Deu problema no ônibus? Observou falha no Metrô, CPTM, ViaMobilidade ou ViaQuatro? Viu incêndio? Marque @mobilidadesampa no Twitter/X ou nos Stories do Instagram ou envie mensagem para o nosso WhatsApp (11) 96292-9448. A sua informação pode ajudar outro passageiro ou motorista!
  • Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais: estamos no Twitter/X, Facebook e Instagram. Se inscreva em nosso canal no YouTube. Siga também o nosso canal no WhatsApp ou Telegram.
  • Você tem um negócio ou marca e deseja anunciar? Anuncie em nosso site ou redes sociais e impulsione sua marca para o topo! Saiba mais aqui.
  • No campo dos investimentos também existem opções fáceis e seguras, como a plataforma de trading da INFINOX, que disponibiliza tudo o que o investidor precisa em um só lugar, incluindo atendimento ao cliente premium e ferramentas de trading avançadas. É possível investir em diferentes tipos de ativos, tais como forex, índices, commodities e ações, entre outros, de forma online, sem precisar se deslocar pela cidade.

    Outro exemplo são os serviços de streaming, que têm alcançado uma popularidade maior a cada dia. Plataformas como a Netflix contam com milhares de títulos, entre filmes, séries e programas em geral, além de produções próprias. Têm sido uma alternativa às idas ao cinema e, consequentemente, uma economia de tempo e dinheiro para os usuários. Entre outras coisas, esses serviços online podem funcionar como uma medida paliativa para a questão do trânsito nas grandes cidades.

    Rodízio de veículos

    No entanto, aqueles que ainda assim precisam enfrentar o trânsito devem seguir a norma do rodízio, em vigor durante os dias úteis da semana. Criada em 1995, a lei tinha o objetivo de diminuir a quantidade de gases poluentes emitidos pelos veículos, mas em 1997 foi mantida nos horários de pico com a intenção de melhorar o fluxo de automóveis.

    Alguns veículos, como transportes escolares, táxis, motos e carros de pessoas com deficiência, estão isentos de cumprir o rodízio, que só é válido durante os horários de pico (das 7h às 10h da manhã e das 17h às 20h) na região conhecida como Centro Expandido, que inclui, entre outros, bairros como Pinheiros, Liberdade e Ipiranga.

    Evitando congestionamentos

    A principal forma de contornar o tráfego intenso é a utilização de transportes públicos, tais como metrô, trem e ônibus. O metrô oferece 6 linhas diferentes e 91 estações em diversos pontos da cidade. Já os trens contam com 53 estações na Região Metropolitana e atendem a 1,9 milhão de passageiros diariamente. Quanto aos ônibus, dados de junho do ano passado apontavam a oferta de cerca de 12 mil unidades para a população, distribuídas em 1.279 linhas.

    Imagem de Pexels por Pixabay

    Vale destacar também a crescente utilização de um meio de transporte ainda mais sustentável: a bicicleta. Dentre as vantagens de utilizar essa forma de locomoção estão a economia de combustível e a redução de carros nas ruas, além, é claro, dos benefícios físicos, tais como o aumento da capacidade pulmonar e a diminuição do risco de ataques cardíacos. E para aqueles que não têm uma bike em casa, existem sistemas automatizados de aluguel de bicicletas, com pontos de retirada e devolução espalhados pela cidade.

    Conclusão

    Em suma, existem diferentes formas de evitar o trânsito nas ruas de São Paulo e, assim, diminuir a quantidade de veículos presente nelas. As opções vão desde compras e entretenimento online à utilização de transportes públicos e sustentáveis.