Nos ouvidos dos brasileiros e nas estratégias de negócio: podcasts corporativos crescem no país

O brasileiro é um dos maiores consumidores de conteúdo via podcast do mundo, conforme apontam estudos recentes. Um deles, realizado em 2022 pela plataforma CupomValido.com.br, com dados da Statista e do Ibope, coloca o Brasil no terceiro lugar entre os maiores apreciadores deste tipo de recurso auditivo – atrás da Suécia e da Irlanda, com mais de 30 milhões de ouvintes. Durante o descanso, na caminhada, no carro, ou nas tarefas domésticas, o podcast pode se fazer presente, seja pela facilidade de ouvir ou pela oferta de conteúdo para diferentes gostos e finalidades, desde informação, entretenimento, ou estudo. 

O sucesso com o público chamou a atenção das empresas, e não só as de comunicação, mas também de diferentes segmentos que querem criar autoridade no mercado, tornar a marca mais humanizada, gerar proximidade com o público e engajamento dos colaboradores. O podcast vem sendo cada vez mais utilizado nas estratégias comerciais. “A humanização é uma estratégia para criar intimidade com as pessoas que fazem parte do público-alvo e o podcast é uma ferramenta que possibilita isso, colocando o CEO, o especialista, o empresário para falar diretamente com o público”, comenta o consultor empresarial e estrategista de negócios, Roberto Vilela. 

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Foto: Divulgação

O consultor, que atende dezenas de empresas de variados setores, mantém, em parceria com o especialista em marketing e branding, DJ Castro, o podcast O Novo Hunter, no qual entrevistam lideranças empresariais de renome no mundo dos negócios. 

Recentemente, Roberto estendeu o alcance das entrevistas e incorporou o podcast aos seus produtos oferecidos às empresas que atende durante convenções de vendas. “A ideia é levar esse recurso para dentro das companhias, para que os gestores tenham essa experiência, podendo utilizar o conteúdo retirado da entrevista conforme sua estratégia de gestão”, explica. Recentemente, a companhia têxtil Nanete contratou o serviço e uma entrevista especial com a CEO ocorreu durante a convenção da empresa. O conteúdo é disponibilizado para o contratante, que pode subir em seu canal ou compartilhar com prospects e colaboradores, por exemplo.

Onda de conteúdo com foco em segmentos específicos

A Lincros, empresa de tecnologia especializada em soluções para gestão logística, observou as oportunidades que o podcast oferece para falar diretamente com seu público e ampliar sua autoridade. Desde janeiro de 2020, a empresa mantém o programa Lincros Talks, onde recebe profissionais do mercado de transporte e distribuição, com o intuito de promover informações sobre logística, tecnologia e comunicação.

Um dos maiores podcasts sobre logística no País, o Lincros Talks traz episódios com convidados de empresas como Natura, Grupo Hope, Mercado Livre e Pfizer, e mais de 39 mil ouvintes. Em 2022, o podcast esteve entre os 5% mais compartilhados do mundo, chegando a 13 países, segundo o Spotify.

Imagem: Divulgação

Para 2023, a meta é ampliar o escopo dos episódios para temas que permeiam a logística, como empreendedorismo, gestão de pessoas, tecnologia e inovação, entre outros.

“Falamos sobre as principais dores do mercado e trocamos informações com especialistas. Não é apenas um bate-papo, mas a exposição da realidade das empresas, com insights que podem ajudar os profissionais em seu dia a dia”, diz Gilson Chequeto, CEO da Lincros e host do Lincros Talks.  

Dentro dessa ferramenta totalmente segmentada, os ouvintes conseguem encontrar informações sobre os assuntos que mais interessam e são úteis a eles. O que se mostra como uma grande oportunidade para as empresas se aproximarem de seus públicos, entregando conteúdo informativo, geralmente através de entrevistas. Esse modelo, inclusive, é o preferido dos brasileiros, segundo o mesmo estudo da CupomValido.com.br. Depois vêm as narrativas, mesas redondas, reportagens e resumos do dia.

Sobre a Lincros

Especialista em soluções para gestão logística de transportes, a Lincros é uma das principais empresas de tecnologia do país voltada ao segmento. Com o portfólio de softwares para logística mais completo do Brasil, a empresa promove o monitoramento  de mais de 20 mil veículos que circulam pelo país, e mais de R$ 1,7 bi em conta frete passam por soluções da empresa.