O Governo Federal está apoiando as cidades litorâneas do estado de São Paulo afetadas por fortes chuvas nos últimos dias.
O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) reconheceu o estado de calamidade pública em São Sebastião, Caraguatatuba, Guarujá, Bertioga, Ilhabela e Ubatuba, a fim de agilizar as medidas de assistência à população afetada, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestrutura pública danificada.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro Waldez Góes estiveram nesta segunda-feira, 20 de fevereiro, em São Sebastião, para avaliar a situação e uma equipe da Defesa Civil nacional está no local para auxiliar os municípios na elaboração dos planos de trabalho para solicitação de recursos federais.
Os recursos a serem liberados pelo Governo Federal incluem a compra de cestas básicas, kits de limpeza, colchões, redes, refeições, água mineral, combustível, aluguel de caminhão pipa e outros veículos.
Além disso, serão destinados recursos para limpeza de ruas, desobstrução de bueiros, restabelecimento de estradas, reconstrução de pontes, bueiros, prédios públicos, unidades habitacionais e outras infraestruturas públicas.
O Governo Federal está fazendo todo o esforço para dar agilidade no atendimento à população atingida pelas chuvas em São Paulo, de acordo com o ministro Waldez Góes.