Faltam poucos dias para o Carnaval! Executivo lista dicas para se locomover com facilidade por São Paulo

Assim como em muitos setores, a tecnologia conquista cada vez mais espaço na mobilidade urbana, com o objetivo de solucionar possíveis problemas, como as dificuldades de deslocamento, qualidade dos transportes públicos, intenso trânsito, ausência de infraestrutura, planejamento e gestão.

Ganhando cada vez mais força, a folia paulistana deve receber 511 desfiles espalhados por todas as regiões de São Paulo e mais de 15 milhões de foliões na cidade. A festa acontecerá nos dias 11 e 12 de fevereiro (pré-Carnaval), de 18 a 21/02 (Carnaval) e nos dias 25 e 26 (pós-Carnaval).

Diante do alto fluxo de pessoas em locais e horários específicos, superlotando determinadas regiões, algumas linhas de ônibus e metrôs podem ter seu trajeto adaptado ou reforçado no Carnaval. Por isso, para manter a boa mobilidade, Rodrigo Petroni, CEO da UPM2, startup paulista que desenvolve soluções para Smart Cities, listou abaixo algumas dicas e informações para se locomover neste grande evento com facilidade e segurança.

Transporte público

Primeiramente, opte pelo transporte público. Durante o período do Carnaval, costumam ser realizados alguns bloqueios e desvios em diversas ruas e avenidas de São Paulo, com o objetivo de facilitar o acesso ao Sambódromo do Anhembi e, também, aos blocos e megablocos. Além disso, no caso do Sambódromo, embora haja estacionamento, as vagas são limitadas. 

Para facilitar ainda mais o dia do folião, existem linhas de ônibus que já possuem o recurso de QR Code, que permite o pagamento dos ônibus municipais a partir do Super App de Mobilidade Urbana, SP Pass, além de outras comodidades, como a possibilidade de recarregar o Bilhete Único por meio do Pix e o serviço de roteirizador e alertas de localização dos ônibus. 

As alterações e bloqueios são divulgados sempre nas vésperas do carnaval pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), nos respectivos sites e redes sociais. Porém, para quem opta pelo transporte coletivo, a SPTrans disponibiliza duas linhas especiais para o Sambódromo do Anhembi nos dias de desfiles. 

Gestão do tráfego

Neste ano, os blocos e megablocos foram divididos por região. As zonas Oeste, Central e Sul foram as principais escolhidas. Por isso, a CET irá monitorar todos os desfiles carnavalescos oficialmente autorizados pela Prefeitura de São Paulo, ativando bloqueios momentâneos ou fixos e desvios necessários, que serão oportunamente divulgados pela Companhia em seu site e redes sociais. 

Apoio aos turistas

A Secretaria Municipal de Turismo programou uma ação de apoio ao turista em dois pontos de concentração de São Paulo: Ibirapuera e região central, próximo da Biblioteca Mário de Andrade. As Centrais de Informação Turística (CIT) Móvel, funcionarão em vans e contarão, ao todo, com 40 guias para os oito dias de eventos. Eles auxiliarão não apenas com orientações gerais sobre o carnaval paulistano, como também sobre as demais opções turísticas que a capital oferece. Haverá também um espaço instagramável para registros do evento.

Alterações operacionais

Com relação ao Carnaval de Rua, a SPTrans disponibilizará uma opção de consulta, onde é possível conferir se a sua linha terá algum desvio no itinerário durante os desfiles dos blocos de rua. Basta apenas digitar o número da linha neste link para verificar se há alterações operacionais previstas.