As obras do BRT-ABC entram em novo ritmo a partir desta segunda-feira, 20 de fevereiro, com a interdição parcial da Avenida Lauro Gomes, em São Bernardo do Campo, para início da construção da pista de concreto armado onde circularão os futuros ônibus elétricos.
A Fase 1 do projeto compreende um trecho de 1.750 metros de uma das principais avenidas do Grande ABC, ligando o Centro de São Bernardo (Paço Municipal) ao bairro de Rudge Ramos, próximo à divisa com São Caetano do Sul.
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As obras destinam-se à confecção do pavimento em concreto armado da pista onde circulará o BRT-ABC. Incluem: remoção do asfalto, drenagem do solo, reforço do muro de contenção do Ribeirão dos Meninos e preparação da sub-base do pavimento.
ALTO DESEMPENHO
O BRT-ABC é um modal em via segregada, que atenderá uma demanda inicial estimada em 173 mil passageiros/dia, podendo ser ampliada a qualquer tempo, de acordo com a necessidade.
Será inteiramente atendido por uma frota de 82 ônibus elétricos fabricados no Brasil pela Eletra, com tecnologia nacional, em parceria com outras importantes empresas, como Mercedes-Benz, WEG e Caio.
O BRT-ABC terá 17,3 km e interligará três terminais: São Bernardo (Paço Municipal), Tamanduateí (Linha 2-Verde do metrô e Linha 10-Turquesa da CPTM) e Sacomã (Linha 2-Verde do metrô e Expresso Tiradentes).
Atenderá diretamente três importantes municípios do Grande ABC (São Bernardo, Santo André e São Caetano), mais Diadema e Mauá (via interligação com o Corredor ABD), além de São Paulo.
A conclusão da obra e início da operação estão previstos para o segundo semestre de 2024.
OBRAS
A Avenida Lauro Gomes, em São Bernardo, será parcialmente interditada a partir desta segunda-feira (20/02), para as obras da Fase 1 do BRT-ABC.
O primeiro trecho em obras terá 200 metros de extensão, entre a Avenida Aldino Pinotti e a Travessa José Setti.
Nesse trecho, duas faixas no sentido São Paulo/SBão Bernardo-Rudge Ramos serão transformadas em mão dupla, com sinalização específica e instalação de balizadores.
A liberação dessas faixas ao tráfego, já com mão dupla, deverá ocorrer a partir de quarta-feira (22/02).
Dentro de aproximadamente 30 dias, as mesmas providências serão adotadas em outro trecho de 350 metros, entre a Travessa José Setti e a Rua Luiz Ferreira da Silva.
CARACTERÍSTICAS
O BRT (Bus Rapid Transit) é um modal de transporte de passageiros que tem se expandido rapidamente, nos últimos anos, em várias capitais europeias.
O BRT-ABC é um projeto inovador, por operar com veículos 100% elétricos fabricados no Brasil e integrar o Grande ABC ao sistema metroferroviário da principal região metropolitana do país.
Principais características:
- Demanda inicial de 173 mil passageiros/dia, com possibilidade de aumento conforme a necessidade;
- Operação com 82 ônibus elétricos, com wi-fi e ar condicionado, fabricados no Brasil, com tecnologia nacional, inclusive baterias, por meio de parceria entre empresas como Eletra, Mercedes-Benz, WEG, Caio e outras;
- Veículos de piso baixo, não poluentes, silenciosos e confortáveis;
- Linha segregada, com 20 estações/pontos de parada fechados, embarque em nível e ampla acessibilidade;
- Bilhetagem realizada nas estações/pontos de parada, antes do embarque nos veículos, facilitando o acesso.
- Custo total estimado em R$ 858 milhões – sete vezes menos do que o previsto para o monotrilho da Linha 18-Bronze (projeto substituído pelo BRT-ABC); ampla economia aos cofres públicos com desapropriações;
- Serviço disponível à população em curto prazo – cerca de dois anos de obras.
- Trajeto de 17,3 km, atendendo diretamente três municípios do Grande ABC (São Bernardo, Santo André e São Caetano), mais Diadema e Mauá (via Corredor ABD).
- Interligação com três terminais: São Bernardo (Paço Municipal), Tamanduateí (Linha 2-Verde do Metrô e Linha 10-Turquesa da CPTM) e Sacomã (Linha 2-Verde do metrô e Expresso Tiradentes).
- Três opções de parada: Linha Paradora (20 estações), Semiexpressa (oito estações) e Expressa (só os terminais São Bernardo, Tamanduateí e Sacomã).