Ampliação do Aeroporto de Guarujá terá R$ 10 milhões do orçamento do Governo Federal

Potencial vetor de desenvolvimento do litoral paulista e da região metropolitana da Baixada Santista, o Aeroporto de Guarujá terá R$ 10 milhões de recursos federais para obras de ampliação da sua capacidade. Por meio do Ministério de Portos e Aeroportos (MPA), o Governo Federal autorizou que a Prefeitura da cidade inicie o processo licitatório para contratação da empresa responsável pelo empreendimento.

O projeto do Aeroporto de Guarujá engloba a adequação da pista, drenagem e a área de taxiamento, além da implantação do cercamento, sinalização e a construção de um terminal de passageiros provisório. As intervenções têm execução prevista de seis meses e viabilizarão o início dos voos para aeronaves tipo jatinhos e turboélices, com capacidade de até 90 passageiros, já no segundo semestre de 2023.

  • Você viu algum acidente na estrada ou no trânsito? Pegou congestionamento? Deu problema no ônibus? Observou falha no Metrô, CPTM, ViaMobilidade ou ViaQuatro? Viu incêndio? Marque @mobilidadesampa no Twitter/X ou nos Stories do Instagram ou envie mensagem para o nosso WhatsApp (11) 96292-9448. A sua informação pode ajudar outro passageiro ou motorista!
  • Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais: estamos no Twitter/X, Facebook e Instagram. Se inscreva em nosso canal no YouTube. Siga também o nosso canal no WhatsApp ou Telegram.
  • Você tem um negócio ou marca e deseja anunciar? Anuncie em nosso site ou redes sociais e impulsione sua marca para o topo! Saiba mais aqui.
  • Há décadas o município de Guarujá vive a insegurança das operações do aeroporto. “Durante mais de 20 anos faltou empenho e vontade política para autorizar o início das obras, o que fizemos em apenas 30 dias. Agora o empreendimento vai tomar corpo e operar com eficiência”, afirmou o ministro Márcio França. Com o valor destinado via Orçamento da União, será possível iniciar a primeira fase dos serviços no aeroporto, antes de uso exclusivo como base aérea militar.

    O processo licitatório, que cabe à Prefeitura de Guarujá, está em fase de preparação e a previsão é que o certame seja realizado nos próximos meses. A autorização emitida pelo ministério permitirá que o Executivo local seja mais ágil na realização do certame e garantirá transparência e lisura nas contratações, uma vez que todo o processo licitatório será realizado de acordo com o material técnico aceito pelo MPA.

  • Siga o Mobilidade Sampa também nas seguintes redes sociais: estamos no ThreadsBlueskyLinkedIn