5 dicas para manter o corpo hidratado no Carnaval

A nutricionista Natalie Marques separou 5 dicas essenciais para aproveitar o carnaval sem correr o risco de desidratação.

  1. Beba de 2 a 3 litros de água por dia

O recomendado é que em dias de Sol e calor intenso, seja ingerido 500ml de água por hora. Sucos e água de coco naturais, e chás gelados, também são ótimas opções de hidratação e reposição de nutrientes, mas não substituem a importância da água.

  • Acompanhe o Mobilidade Sampa também nas redes sociais: estamos no X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube e LinkedIn. Se preferir, participe dos nossos canais no WhatsApp e Telegram para receber atualizações em tempo real.
  • Tem um negócio? Anuncie aqui e alcance milhares de leitores! Saiba mais
    1. Consuma álcool com moderação

    As bebidas alcoólicas aceleram o processo de desidratação. O ideal é intercalar a água entre uma bebida e outra. “Uma outra dica é não beber álcool com o estômago vazio para não passar mal e acabar com a folia mais cedo. Algumas pessoas já passam mal devido ao calor intenso, e o álcool pode piorar os sintomas. Consuma com moderação”, orienta Natalie.

    1. Evite refrigerantes e industrializados

    Cuidado com alimentos processados que podem ser muito ricos em sódio. “Muitas pessoas acabam confundindo líquidos com hidratação. Refrigerantes e sucos industrializados, por exemplo, além de não saciarem a sede, contribuem para a desidratação do corpo, assim como a alta concentração de sódio”, explica a nutricionista.

    1. Invista em alimentos leves e ricos em água

    O ideal é que as pessoas consumam frutas antes, durante e após a folia. As mais recomendadas com o foco na hidratação são melancia, melão, laranja, tangerina, e demais frutas ricas em água. “Outras opções são vegetais, legumes, e carboidratos leves como macarrão, pão e batata. Eles vão contribuir como fonte de energia na hora do samba”, diz Natalie.

    1. Evite alimentos gordurosos

    Além dos industrializados, os alimentos gordurosos e frituras podem dar uma sensação de peso no estômago e acabar fazendo mal, especialmente com as altas temperaturas. Optar por uma alimentação mais natural é a principal dica.