Toyota encerra operações em sua primeira fábrica no Brasil

A partir de março, a Toyota vai encerrar suas operações na fábrica em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista. Como resultado, os funcionários serão transferidos para outras unidades da montadora no estado de São Paulo.

Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, 550 colaboradores, provavelmente, serão encaminhados para as fábricas de Sorocaba e Porto Feliz. Com o fechamento da fábrica da região do ABC Paulista, os motores da Toyota deixarão de ser produzidos.

Participe dos canais do Mobilidade Sampa: X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube, LinkedIn ou canais no WhatsApp e Telegram

A empresa já iniciou a fase de desmontagem de equipamentos da linha de produção. A medida tem como objetivo “buscar mais sinergia entre suas unidades produtivas e faz parte do plano de buscar mais competitividade frente aos desafios do mercado brasileiro e da sustentabilidade”, de acordo com a Toyota do Brasil.

A medida já estava nos planos da empresa, que pretendia desativar sua primeira fábrica implantada fora do Japão. A Toyota está oferecendo dois salários nominais, 2,4 salários pela mudança de endereço, bônus de transferência de R$ 15 mil e estabilidade.