O acesso de pedestres à travessia de barcas Santos-Guarujá, no Centro Histórico, está mais seguro. Foi inaugurada na segunda-feira, dia 16 de janeiro de 2023, a passarela na região da alfândega, sobre a Rua Antônio Prado, beneficiando cerca de 20 mil pessoas que circulam diariamente pelo local.
A nova passagem faz parte de uma série de modernizações em andamento no Porto de Santos que elevam a segurança da comunidade junto ao aumento da eficiência operacional das ferrovias que atendem ao porto. Além disso, vai de encontro às obras de revitalização do Centro Histórico, comandadas pela Prefeitura.
A antiga passagem, que fica a cerca de 100 metros da nova, será removida, assim como a passagem no nível da pista será fechada após um breve período de adaptação, tornando a nova passarela a única passagem entre o Centro e a travessia de barcas.
O projeto foi viabilizado por meio de uma parceria entre Prefeitura Municipal, Santos Port Authority (SPA) e a companhia ferroviária e de logística Rumo, que realizou a doação da obra, com investimentos estimados em cerca de R$ 20 milhões. A gestão e a manutenção da estrutura ficarão a cargo da autoridade portuária.

“Trará segurança aos trabalhadores que atravessam essa avenida por onde passam mais de 15 mil caminhões diariamente e simbolizará essa ligação entre o Município e o Porto, buscada pelo Poder Público e iniciativa privada. Queremos um porto que tenha mais diálogo com a região, um porto para todos”, afirmou o prefeito Rogério Santos.

Para o ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, a obra é uma forma de compensar a população que convive com o trânsito portuário em nome do desenvolvimento. “Também é uma entrega simbólica, pois é a primeira obra inaugurada desde que assumi o cargo. Ao mesmo tempo é, possivelmente, a primeira obra inaugurada dentro do Governo Lula”, disse o ministro durante a inauguração.
O diretor-presidente da Santos Port Authority (SPA), Fernando Biral, anunciou planos para a construção de outras passarelas, no mesmo padrão, ao longo da Avenida Perimetral para os próximos anos. “Para a Cidade é uma obra muito importante porque reduz os acidentes e melhora a fluidez no trânsito. Ao longo desses anos, trabalhamos junto à Prefeitura para construir essa relação porto-cidade e esperamos que essa seja uma região que beneficie muito a população”, afirmou.
Também estavam presentes na inauguração deputados, vereadores municipais, prefeitos e vereadores de outras cidades da Baixada Santista, representantes de sindicatos, entre outros. Após o evento, autoridades se reuniram com o Sindicato dos Operários e Trabalhadores Portuários (Sintraport) para ouvir as reivindicações do grupo.
