O Programa Global de Educação em Segurança Viária para uma Nova Geração, conhecido como VIA Brasil, alcançou, em 2022, 10.800 jovens, superando a expectativa inicial de 8.300 alunos. A marca foi obtida nas cinco cidades onde o projeto foi implantado – São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador e Goiânia. Existente em 29 países, a iniciativa, introduzida no país pela Junior Achievement Brasil, foi realizada entre maio e outubro nas redes públicas e particulares do Ensino Fundamental até o 1º ano do Ensino Médio e visa conscientizar os estudantes sobre comportamentos relacionados a riscos de acidentes em vias e estradas.
A cada ano, os acidentes de trânsito interrompem a vida de mais de 1,35 milhão de pessoas em todo o mundo e causam lesões a mais de 50 milhões de indivíduos. Crianças e jovens são os mais afetados, pois os desastres causados por comportamentos de risco em estradas e vias representam, hoje, a principal causa de morte na faixa etária dos 5 aos 29 anos.
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Na tentativa de reverter esse quadro trágico, o programa foi lançado, em 2019, pela Global Road Safety Partnership e pelas Fundações Michelin e TotalEnergies. A iniciativa beneficiou mais de 180 mil alunos de 875 escolas em todo o mundo, que receberam em média oito horas de treinamento estruturado em educação para o trânsito.
De acordo com Brenda Santos, diretora de Operações da Junior Achievement Brasil, o projeto VIA contou com suporte de articulação de toda a estrutura da organização.
“Oferecemos aos estudantes uma abordagem inovadora de conscientização sobre os riscos no trânsito por meio de métodos ativos, emocionais e criativos, a fim de reduzir os acidentes entre os jovens”, avalia.
Para Charles Fernandes, Country Chair da TotalEnergies no Brasil, o projeto estimulou o engajamento e a conscientização coletiva para um trânsito mais seguro.
“A TotalEnergies está comprometida com a mobilidade segura e esta é uma das nossas áreas prioritárias nas iniciativas de responsabilidade social que realizamos em todo o mundo. Com o VIA, estamos trilhando um caminho de educação e conscientização para os condutores do amanhã”, reforça.
Já Feliciano Almeida, CEO da Michelin América do Sul, destaca que essa iniciativa nas escolas tem um papel social importante para desenvolver o pensamento crítico, a criatividade e o senso de pertencimento nos estudantes.
“É fundamental pensarmos no amanhã. Por isso, fazer parte desta iniciativa e contribuir para a conscientização dos jovens sobre um assunto tão importante para toda a sociedade nos deixa muito orgulhosos e felizes. Há mais de 130 anos, a segurança é prioridade para a Michelin e nos guia em direção a um futuro, cada vez mais, sustentável”, salienta.
Neste sentido, o projeto busca ir além de ensinar regras de circulação, também contribui na formação de cidadãos responsáveis, autônomos e comprometidos com a preservação da vida.