CPTM fará viagem extra do Expresso Turístico para Paranapiacaba no dia 25 de janeiro

Para celebrar o aniversário da cidade de São Paulo, a CPTM irá promover na próxima quarta-feira, dia 25 de janeiro de 2023, uma viagem extra do Expresso Turístico para Paranapiacaba. E, desta vez, mais pessoas poderão desfrutar deste passeio que une história e beleza em um único percurso.

Na viagem deste feriado, serão ofertados pela primeira vez 264 lugares, distribuídos em três vagões (um a mais que o habitual), o que significa 88 lugares a mais que os tradicionalmente oferecidos. Os ingressos, com valor de R$ 50, podem ser adquiridos no site da Sympla a partir desta quinta-feira, dia 19.

  • Acompanhe o Mobilidade Sampa também nas redes sociais: estamos no X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube e LinkedIn. Se preferir, participe dos nossos canais no WhatsApp e Telegram para receber atualizações em tempo real.
  • Tem um negócio? Anuncie aqui e alcance milhares de leitores! Saiba mais
  • “Desde novembro do ano passado o Expresso Turístico entrou em uma nova fase. As vendas presenciais na Estação da Luz foram substituídas pelas vendas online, o que facilitou o acesso das pessoas a essas viagens incríveis”, afirma Luiz Otávio Libério, Chefe do Departamento de Novos Negócios da CPTM.

    “E com este acréscimo no número de assentos no feriado muitos passageiros farão a viagem pela primeira vez”, completa.

    O embarque será realizado na plataforma 4 da Estação da Luz, que atende as Linhas 7-Rubi, 10-Turquesa e 11-Coral da CPTM, além das linhas 1-Azul e 4-Amarela de metrô. O Expresso tem partida marcada para às 8h30, e inicia o retorno em Paranapiacaba às 16h30.

    Expresso Turístico

    Desde 2009, a CPTM colocou em atividade o Expresso Turístico, passeios de trem que saem da Estação Luz, no centro de São Paulo, com destino à Jundiaí, Paranapiacaba e Mogi das Cruzes. O passeio do Expresso Turístico é feito em uma locomotiva a diesel, modelo Alco RS-3 de 1952, que conduz carros de passageiros, de aço inoxidável, fabricados no Brasil pela Budd – Mafersa nos anos 60 e que foram cedidos pela ABPF (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária), reformados e mantidos pela CPTM.

    Durante a viagem, o turista aprecia a paisagem e conhece um pouco da história durante o trajeto.

    Atualmente, o embarque é realizado às 8h30 da plataforma 4 da Estação Luz e o retorno das cidades visitadas é às 16h30. No total, são 174 poltronas, além de espaço reservado para cadeira de rodas (com cinto de segurança e ancoragem da cadeira).