Ouçam os mais velhos. Uma expressão antiga e muito atual, afinal, as pessoas com mais idade tem muito a ensinar aos mais jovens. Porém, hoje, podemos fazer uma adequação justa, já que a contrapartida é que podemos aprender muito com os mais novos. E podemos atribuir o progresso e a inovação à essa nova geração.
Nesse contexto, as pessoas descobriram outras formas de investir dinheiro. Não é mais na caderneta de poupança, sequer em imóveis. Qualquer rendimento que pague 100% do CDI é mais vantajoso, contando, inclusive, com liquidez diária – onde pode resgatar o dinheiro a qualquer momento.
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Surge, assim, um novo comportamento, uma nova forma de pensar e de criar valor. A moda que veio para ficar é a da qualidade de vida, e essa tendência irreversível já é sentida no mercado automobilístico, percebido numa tendência alta de crescimento: a mudança de escolha quando o assunto é ter um carro.
Dessa forma, ter um carro é um fato relativo. As pessoas perceberam que a assinatura de um carro tem inúmeras vantagens em relação à compra do mesmo.
Especialmente no quesito agilidade e ausência de burocracia. Será que ter um carro mediante financiamento é igual a ter um carro por assinatura? Do ponto de vista de dirigir, sim. A diferença são os números, o que se pode fazer com os recursos poupados em não comprar um carro, que podem ser alocados em um investimento, por exemplo. Outra diferença está no sentimento, aquilo que julgamos ser nosso, versus o que precisamos chamar de nosso, de fato.
E a terceira e talvez mais importante diferença resida na rapidez com que o carro por assinatura é contratado. Qualquer pessoa, em qualquer lugar pode implementar o processo e sair dirigindo. Não é necessário financiamento e nem uma burocracia composta por uma lista interminável de documentos e certidões. O processo é muito simplificado. Em geral não supõe entrada e nem caução.
Todas aquelas dores de cabeça em se manter um carro próprio mensalmente nesse processo são eliminadas, porque com o serviço de assinatura de carros até as manutenções são por conta da locadora responsável.
De acordo com a Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA), no terceiro trimestre de 2022 (julho, agosto e setembro), a cada três carros vendidos, um foi para as locadoras. Esse levantamento endossa a alta tendência de aderência a esse modelo por uma parcela considerável de motoristas. Os principais questionamentos que as pessoas devem fazer antes de alugar ou comprar um carro, estão relacionados aos seus objetivos, pois ter um veículo próprio e deixá-lo na garagem, resulta em outras despesas, como desgaste da bateria, funilaria e até secagem de peças.
A inovação e a tecnologia são elementos presentes no cotidiano das vidas das pessoas. Isso é irreversível e se constitui em um dado positivo para o progresso da humanidade. Usufruir das novidades que o mundo oferece é uma grande oportunidade de rever conceitos e adotar um novo comportamento. O carro por assinatura é uma tendência irreversível, comprovada a eficiência do modelo em comparação aos gastos com a propriedade de um veículo. Vale uma análise e reflexão.