Campinas: Painéis digitais de abrigos exibem previsão de chegada dos ônibus

Os usuários do transporte coletivo de Campinas passaram a contar com mais uma opção para programar as viagens nas linhas municipais. A previsão de chegada dos veículos, em tempo real, está sendo exibida em 47 painéis digitais nos abrigos de ônibus, na região central e principais corredores do transporte.

O projeto está em fase de testes e envolve a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), o aplicativo Cittamobi e a empresa Eletromidia, concessionária responsável pela implantação e manutenção de abrigos no município.

As informações disponíveis nos MUPIs (Mobiliários Urbanos para Informação) são extraídas do sistema de monitoramento via GPS instalado nos ônibus, que também alimenta o aplicativo Cittamobi. As inserções ocorrerão de forma experimental até o dia 12 de fevereiro, a cada 2 minutos e 40 segundos.

“Essa ação traz ainda mais comodidade ao usuário, que pode consultar a previsão de chegada das linhas enquanto espera no ponto. E, assim, programar melhor seu dia a dia”, observa o presidente da Emdec, Vinícius Riverete.

O Diretor de Relações Governamentais da Eletromidia, José Carlos Angelucci Júnior, explica que a empresa busca transformar a relação que a população tem com a cidade, levando soluções para a melhoria da qualidade de vida das pessoas que utilizam o transporte público. “Temos como objetivo impactar positivamente a jornada diária das pessoas e essa é mais uma ação nesse sentido”, afirma. A Eletromidia conta com mais de 70 mil faces digitais e estáticas nas maiores cidades do país.

Os painéis digitais estão localizados em abrigos “padrão Glicério”, que contam com quatro assentos individuais, cobertura, iluminação em LED, acessibilidade e tomadas USB para recarga de celulares.