Prefeitura de Campinas decreta estado de emergência devido às chuvas

O prefeito de Campinas, Dário Saadi, decretou estado de emergência devido às fortes chuvas que atingem a cidade há três dias consecutivos. Em uma reunião com o secretariado, ele anunciou novas medidas emergenciais e atualizou o balanço das consequências das chuvas.

O decreto permitirá que o município faça remanejamento interno do orçamento para atender as urgências e emergências da cidade, como construção de pontes perdidas, recomposição de muros de contenção e outras obras consideradas urgentes para retomada da vida na cidade.

  • Acompanhe o Mobilidade Sampa também nas redes sociais: estamos no X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube e LinkedIn. Se preferir, participe dos nossos canais no WhatsApp e Telegram para receber atualizações em tempo real.
  • Tem um negócio? Anuncie aqui e alcance milhares de leitores! Saiba mais
  • A publicação do decreto deve ocorrer na próxima semana. Além disso, foi determinada a liberação de auxílio-moradia para famílias que precisarem ser removidas de suas casas e lançada uma campanha para arrecadação de móveis e utensílios para aqueles que perderam seus pertences.

    SOS Chuvas

    A Prefeitura de Campinas anunciou a criação da campanha “SOS Chuvas” para arrecadar alimentos, móveis, eletrodomésticos, utensílios para casa, produtos de limpeza e fraldas para as famílias afetadas pelas chuvas.

    A campanha permitirá que as doações possam ser retiradas pela Prefeitura em postos físicos de arrecadação, como instituições religiosas, Câmara e Prefeitura, mas também pode ser contatado através de WhatsApp (19) 99244-4279 e link no portal da Prefeitura. As doações serão destinadas às famílias atendidas pela Operação Verão.

    Balanço

    O prefeito de Campinas visitou locais atingidos pelas fortes chuvas que causaram estragos na cidade. Segundo o prefeito, houve quedas de pontes, necessidade de remoção de famílias em áreas de risco, destruição de muros de contenção e afundamento de galerias.

    A Defesa Civil registrou 36 alagamentos em imóveis, 20 moradias atingidas, 19 moradias em risco, 19 quedas de muros, 17 quedas de árvores, 19 erosões em vias públicas e córregos, quatro quedas de pontes, seis deslizamentos e cinco casas isoladas.

    A Secretaria de Assistência Social distribuiu cobertores, colchões e cartões Nutrir para as famílias afetadas e as acolheu em casa de parentes. O município de Campinas permanece em estado de atenção e o índice de chuva acumulado nas últimas 72 horas é de 209,6mm.