Após ver o número de clientes saltar 800% no Brasil, aumentar o faturamento em 120% em 2022 e consolidar o mercado brasileiro como o principal no mundo, a filial brasileira da startup espanhola BusUp, empresa de tecnologia que é líder mundial na gestão de fretamento corporativo, prevê crescer 130% no país em 2023. Além disso, a companhia quer chegar em mais cinco estados, totalizando 14.
A previsão é do cofundador e presidente LATAM da empresa, Danilo Tamelini. Atualmente a BusUp está presente nos estados de São Paulo, Paraná, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Bahia, Maranhão, Pernambuco e Ceará, atendendo grandes empresas dos mais diversos segmentos, como varejo, moveleiro, empresas de logística, gestão de rodovias e do segmento de alimentos. Com sede em Barcelona (Espanha), possui ainda escritórios nos Estados Unidos, Portugal (Lisboa), México (Ciudad de México) e Peru.
Participe dos canais do Mobilidade Sampa: X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube, LinkedIn ou canais no WhatsApp e Telegram
Segundo o executivo brasileiro, o aproveitamento de oportunidades advindas no período pós-pandemia foi fundamental para a guinada dos negócios em 2022 no Brasil, quando a companhia de tecnologia cresceu 120% em faturamento em comparação a 2021 e também viu o número de talentos transportados aumentar 98%.
“O saldo é bastante positivo no Brasil. Mesmo com fatores adversos, como política e economia, e ainda globais, crescemos consideravelmente neste último ano. O retorno do setor administrativo aos escritórios também permitiu que antigos acordos fossem retomados e também que novos contratos fossem firmados, culminando em ótimos resultados”, avalia Tamelini, referindo-se aos efeitos da pandemia de Covid-19, que entre 2020 e 2021 fez muitas empresas manterem funcionários de home office.
Em todo o mundo, a BusUp é a responsável por gerir diariamente o serviço de transporte corporativo para 30 mil colaboradores de grandes indústrias e empresas – a startup não possui ônibus, mas, sim, trabalha com operadoras. Os funcionários das companhias clientes têm acesso a um aplicativo próprio da startup, disponibilizado para que acompanhem as rotas em tempo real e possam fazer check-in via QR code. Além disso, há todo um sistema disponível para que as empresas contratantes acompanhem a operação com transparência e eficácia.
Plataforma foi principal investimento
Para dar robustez ao leque de soluções oferecidas aos clientes, que incluem a possibilidade de redução de até 40% do custo de transporte por fretamento, um dos principais investimentos da BusUp em 2022 foi no lançamento da “Flex”, plataforma própria voltada para atender empresas que possuem talentos que atuam no formato híbrido. “Por meio dela, os colaboradores conseguem eleger especificamente os dias que utilizarão o serviço de transporte corporativo (fretado) para ir e voltar do trabalho”, detalha o presidente LATAM.
Novos escritórios e crescimento
Desde o início das operações no país, em 2018, a startup precisou se mudar cinco vezes, ou seja, foi para uma nova sede a cada ano praticamente, a mais recente delas em setembro último.
“O investimento em pessoas e suas qualificações, além da estrutura, também foi fundamental para suportar um crescimento sustentável da empresa”, observou Tamelini. A nova sede no Brasil possui 320m², 120m² a mais do que a anterior, e fica em Alphaville, Barueri.
Além de atender as necessidades geradas pelo aumento do time e equiparar o layout com as demais filiais pelo mundo, a ideia é consagrar o novo espaço como HQ LATAM da BusUp, ou seja, a sede latino-americana. A filial brasileira também passou a ser responsável por alguns serviços globais.