Polícia Federal padroniza autorização de embarque internacional para menores

Após tratativas da Polícia Federal com o Conselho Notarial do Brasil, será dado início a operacionalização da Autorização Eletrônica de Viagem (AEV) para viagens internacionais de brasileiros menores de idade, com previsão de início no dia 6 de fevereiro de 2023.

Tal medida atende ao Provimento 103/2020 do Conselho Nacional de Justiça que dispõe sobre a Autorização Eletrônica de Viagem nacional e internacional de crianças e adolescentes até 16 anos desacompanhados de ambos ou um de seus pais.

  • Acompanhe o Mobilidade Sampa também nas redes sociais: estamos no X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube e LinkedIn. Se preferir, participe dos nossos canais no WhatsApp e Telegram para receber atualizações em tempo real.
  • Tem um negócio? Anuncie aqui e alcance milhares de leitores! Saiba mais
  • O controle migratório passará a aceitar nos trechos internacionais a AEV emitida nos cartórios nacionais, tanto no formato físico como digital, aplicando as validações disponíveis no Aplicativo do AEV ou no site do e-notariado, conferindo assim maior segurança no atendimento dos menores brasileiros.