22.6 C
São Paulo
sexta-feira, fevereiro 23, 2024

Artesp dá dicas de como cuidar dos pneus antes de pegar a estrada

Muitas pessoas aproveitam o início do ano para viajar com a família. Mas, antes de pegar estrada, o condutor precisa de atenção redobrada com um dos principais itens de segurança do veículo: os pneus. São eles que garantem a aderência do veículo ao solo, ajudam a controlar a estabilidade e influenciam diretamente nos sistemas de suspensão, amortecimento, freios e tração, entre outros. 

Por isso, é fundamental que o motorista, antes de pegar estrada, verifique o estado de conservação dos pneus, bem como se a calibragem está adequada para o peso do veículo, pois, ao longo do tempo, esses componentes sofrem desgastes, e se estiverem com as condições de uso comprometida, podem causar acidentes

“Os condutores devem estar atentos a alguns cuidados simples com a manutenção dos pneus, só assim é possível prolongar o uso desses componentes, bem como minimizar o desgaste de outras peças, garantindo assim conforto e segurança por muito mais tempo”, afirma Mucio Jose Teodoro da Cunha, especialista em Regulação de Transporte.

Para ter certeza sobre a confiabilidade dos pneus, verifique se as ranhuras possuem, no mínimo, 1,6 mm de altura. A dimensão mínima pode ser medida pelo TWI, um pequeno risco no interior dos sulcos que indica quando o pneu atinge o limite da segurança. 

O que diz a legislação 

Os pneus são partes fundamentais da segurança veicular. De acordo com a legislação, segundo o artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), está previsto que aqueles que não mantiverem as condições adequadas dos pneus, além da multa de R$ 195,23 e cinco pontos na CNH, podem ter o veículo retido para regularização. Se não for viável corrigir a falha no local da infração, o veículo pode ser liberado se oferecer condições de segurança para circular, porém será emitido um recibo assinalando um prazo para regularização que contará a partir da notificação.

Cuidados com os pneus

Realizar a manutenção preventiva dos pneus é sinônimo de segurança, ainda mais para aqueles veículos que utilizam as rodovias. Por isso, listamos alguns cuidados para a preservação deles e prolongar sua vida útil desses itens. Conheça, alguns:

  • Lembre-se de realizar o rodízio dos pneus: a prática compensa a diferença do desgaste dos itens e garante maior estabilidade e eficiência durante o percurso. Além de ser benéfica para estender a vida útil desses componentes e fazer com que sejam desgastados de forma mais uniforme. Um pneu gasto representa um risco ao condutor e aos demais veículos a sua volta, pois a aderência ao asfalto fica comprometida, principalmente ao fazer curvas sinuosas. Mas lembre-se que, antes de fazer o rodízio dos pneus, é importante verificar o manual do fabricante do veículo e seguir as orientações necessárias, já que há modelos em que o procedimento não é necessário.
  • Lembre-se de realizar o balanceamento e alinhamento: para que os pneus fiquem retos ao volante e que as rodas girem no próprio eixo sem oscilar, é necessário manter o veículo sempre alinhado. Assim, o condutor garante uma direção segura prevenindo os desgastes irregulares dos pneus.
  • Saiba escolher o pneu correto: nem todos os proprietários de veículo sabem como escolher o pneu correto para seu automóvel. Para não cometer equívocos, é importante consultar o manual do veículo. 
  • Atenção nos dias de chuva: a aquaplanagem pode fazer com que o motorista perca o controle do veículo, principalmente se os pneus estiverem sem a manutenção necessária e carecas. Em caso de chuvas fortes, reduza a velocidade.
  • Acerte na calibragem: pneus calibrados são fundamentais para encarar a chuva com segurança. Caso a pressão esteja abaixo do recomendado pelo fabricante, os sulcos ficam mais próximos e podem perder a capacidade de escoamento, aumentando o risco de aquaplanagem. Se o motorista abusar da velocidade sobre as finas camadas de água formadas sobre as pistas, perdem o atrito com o solo e o veículo pode vir a escorregar na pista. Isso pode fazer com que o motorista perca o controle do automóvel e pode causar graves acidentes. 

Deixe seu comentário

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Igor Roberto
    Igor Robertohttps://noticiando.net/
    Paulistano, empreendedor e pai. Formado em gestão pública e graduando em Direito. É fascinado por temas relacionados a mobilidade urbana e o transporte público. É o redator de conteúdo dos sites de mobilidade do Grupo PLN. Quer entrar em contato com o Igor? Envie um e-mail para igor@grupopln.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    SIGA-NOS

    6,317FollowersFollow
    28,236FollowersFollow
    439SubscribersSubscribe
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS