Driblando o perigo: aplicativo gratuito alerta paulistanos sobre riscos na cidade

Um aplicativo gratuito vem ajudando moradores de São Paulo a evitar riscos e transtornos na cidade. O Civi App emite alertas e notificações para os usuários sobre ocorrências como furtos, roubos, assaltos, interdição de ruas e manifestações. A plataforma funciona em sistema colaborativo, em que os próprios usuários relatam ocorrências. São cerca de 20 mil registros por mês e 135 mil usuários cadastrados.

“Um dia eu tinha que ir para a faculdade e começaram a chegar diversas notificações, avisando sobre arrastão e briga. Entrei no aplicativo para conferir e vi que era no caminho por onde eu teria que passar. Decidi ficar em casa e evitar o risco”, conta usuária da Civi.

O recurso de geolocalização do aplicativo é um ponto alto de suas funcionalidades. Quando o assunto é fugir de situações perigosas ou riscos, a ferramenta assume um papel ainda mais importante.

“O app já me auxiliou várias vezes, alertando sobre quedas de árvores, roubos e assaltos. Costumo usar bastante a plataforma, para verificar a situação de bairros onde costumo circular e onde pessoas que eu gosto circulam também”, comenta um usuário.

São Paulo ocupa o terceiro lugar no ranking dos estados com maior número de mortes no país, segundo o Atlas da Violência. Uma pesquisa realizada pela Civi mostrou também um aumento nos roubos e furtos de celulares na capital. Na comparação com agosto de 2021, as ocorrências quadruplicaram neste ano. De 2021 para 2022, a Zona Leste subiu de terceira para primeira região com maior incidência de roubo e furto de celular, com a região central e a região sul vindo em segundo e terceiro lugar.

“Viver em uma metrópole como São Paulo exige cuidados e ter ferramentas que facilitem essa rotina é essencial. Com os alertas do Civi, os usuários podem evitar áreas de risco e ainda ajudar outros moradores. A ferramenta está sendo bem aceita e utilizada pela população e nosso objetivo está sendo alcançado: fazer com que cada usuário seja também colaborador, para a formação de um senso de comunidade”, comenta Felipe Stanquevisch, CEO da Civi.

Sobre a Civi

Criada em 2020 pela americana Carla Vass, uma das fundadoras do UberEats, a Civi tem como premissa aplicar o sistema colaborativo, com foco em segurança, junto a associações de bairro e órgãos como a Polícia Civil e Defesa Civil, parceiros fundamentais para o andamento e resolução das ocorrências e eventos levantados pela equipe da empresa e, principalmente, pelos próprios usuários. A experiência proporcionada pelo aplicativo Civi (disponível para Android e iOS) coloca a empresa como uma das referências do segmento hoje no Brasil e com grande visibilidade junto aos investidores.

https://www.instagram.com/p/CgU9IpAu5sG/