Trecho de ciclovia em Santos começa a ser revitalizado

A revitalização do trecho da ciclovia da Avenida Afonso Pena entre os canais 5 e 6 foi iniciada na última quarta-feira (30/11) pela Prefeitura de Santos, com a demolição de 3,4 mil metros quadrados de pavimento.

Os serviços também vão incluir condução de raízes de árvores, substituição de grelhas de drenagem e aplicação de asfalto.

Sob supervisão da Secretaria de Serviços Públicos (Seserp) os trabalhos compreendem cerca de um quilômetro de extensão da pista, que manterá o traçado e a largura atuais.

As grelhas de drenagem serão trocadas por canaletas meias-canas, que têm por objetivo facilitar a limpeza do sistema e evitam obstrução por folhas de árvores ou detritos, conforme explica o engenheiro Lucas Barco, responsável pelo acompanhamento dos serviços pela Prefeitura Regional da Zona da Orla/Intermediária.

“Como se trata de uma tubulação aberta, em formato de meio círculo, a manutenção será facilitada”, disse, acrescentando que a canaleta será assentada na lateral da ciclovia, desviando a água da chuva para a sarjeta da avenida. Os trabalhos têm prazo contratual de cinco meses e representam um investimento de R$ 177.002,36.

Para segurança dos ciclistas, parte dos dois lados de pista da avenida estão delimitados por cones para demarcar o espaço para o trânsito das bikes.