Obras da ciclovia de São Francisco Xavier são retomadas

As obras da ciclovia do distrito de São Francisco Xavier, com passeio e ciclofaixa compartilhados, foram retomadas. A ciclovia irá interligar o bairro dos Remédios ao centro do distrito, em um percurso de 4,5 quilômetros.

A obra será realizada pela Urbam e vai custar R$ 2.352.771,57. O prazo de construção é de sete meses. A mobilização do canteiro de obras com equipamentos e materiais já foi iniciada.

A nova alternativa de deslocamento será a primeira ciclovia do distrito e contempla o plano de gestão do atual governo.

Roteiro usual de trabalhadores e de turistas, o percurso da ciclovia se inicia na Rua XV de Novembro, com ponto de partida no bairro dos Remédios e segue até a ponte próxima ao entroncamento com a Rua Antônio Alves Batista, já no Centro do distrito.

Serão 1,2 quilômetros de passeio compartilhado, entre a Rua Antônio Alves Batista e a rotatória de acesso ao distrito. E outros 3,3 quilômetros de ciclofaixas compartilhadas, da rotatória até o bairro dos Remédios.

Obra

A obra contempla adequações viárias em dois trechos de curva da ciclovia com obras de drenagem e recapeamento. Também estão previstas a instalação de três travessias elevadas, que irão funcionar como redutores de velocidade, com rampas de acessibilidade em trechos de transposição da ciclovia sobre a via.

Mapa cicloviário

A Prefeitura tem investido em mobilidade sustentável com o foco na qualidade de vida das pessoas e no cuidado com o meio ambiente. No início de 2017, São José contava com 79 quilômetros de ciclovia e atualmente são mais de 158 quilômetros.