A Prefeitura de Diadema entrega neste domingo (11/01) a ciclofaixa da Avenida Dom Pedro I, no bairro Conceição, em mais um dos presentes que a cidade está ganhando nas comemorações de seus 63 anos.
A nova ciclofaixa permanente é a terceira da cidade. Ela tem 3.480 metros de extensão – 1.740 metros de cada lado – começa no cruzamento com a Rua Guaraci até a Av. Deputado Oswaldo Morães e Silva e faz a ligação com a ciclofaixa da Av. Dr. Ulysses Guimarães.
No trecho entre a Rua Guaraci até a rotatória da Praça Paul Harris a ciclofaixa está no centro da via e é bidirecional, com sentido duplo de circulação. Ela passa por dentro da praça, para maior segurança do ciclista, e segue de forma unidirecional junto ao canteiro central até a ligação com a ciclofaixa da Av. Dr. Ulysses Guimarães, que possui a mesma característica.
O projeto ainda prevê implantação de foco para passagem dos ciclistas nos cruzamentos, com adequação da programação dos semáforos para garantir ao ciclista uma travessia segura.
Circuito do pedal
O secretário de Mobilidade e Transportes, Osvaldo Misso, disse que a malha cicloviária será ampliada continuamente, já que o Plano de Mobilidade Urbana, que norteia as ações e projetos para os próximos dez anos, prevê a instalação de 100 quilômetros de ciclofaixas e ciclovias.
“Já temos duas ciclofaixas em funcionamento, a da Ulysses e da Paranapanema, vamos entregar a ciclofaixa da Av. Casa Grande ainda neste ano, e dentro de algumas semanas começam as obras de mais outra na Av. Marginal na Vila Socialista, perfazendo 18,5 quilômetros de ciclofaixas”, comentou.
Ele comentou que a proposta é a construção de um circuito do pedal. “Vamos criar muitas outras ciclofaixas, até termos na cidade um eixo para se andar de bicicleta com segurança, com mais saúde e melhoria do meio ambiente, como prevê o Plano de Mobilidade Urbana”, finalizou.