MobiBrasil usa Optibus no maior sistema de ônibus da América Latina e no transporte do Recife

O Grupo MobiBrasil está implantando o software de Planning e Scheduling da Optibus em suas operações no Recife e em São Paulo, onde opera no maior sistema de ônibus da América Latina.

Fundada em 1982 no Estado de Pernambuco, a MobiBrasil é a operadora por trás de alguns dos mais importantes sistemas de transporte público do Brasil. É uma das principais operadoras do maior sistema de ônibus da América Latina, a SPTrans, na cidade de São Paulo. Na capital paulista, a MobiBrasil realiza o transporte de 10,8 milhões de passageiros por mês.

A MobiBrasil também é responsável por trazer o primeiro sistema Bus Rapid Transit (BRT) para o Recife, no Estado de Pernambuco, e centro econômico do Nordeste do Brasil, com 1,6 milhão de habitantes. A operação MobiBrasil de transporte público na Região Metropolitana do Recife é uma das mais relevantes da região, atendendo 4,4 milhões de passageiros por mês e realizando 2.650 viagens por dia em suas operações tanto de BRT quanto de linhas convencionais.

Pela experiência com o BRT Recife, a MobiBrasil ganhou a concessão para a operação do BRT Sorocaba, que passou a administrar em agosto de 2020. No BRT Sorocaba, a plataforma está fazendo a programação e o planejamento do serviço de transporte que atende 53 mil passageiros nos dias úteis.

Em todas as suas operações, a MobiBrasil conta com mais de 5 mil colaboradores responsáveis pelo planejamento, programação, operação e gestão de uma frota superior a mil ônibus, que transporta mais de 1 milhão de passageiros diariamente – com uma frota 100% acessível para pessoas com deficiência física. Ou seja, todos os meses, a MobiBrasil é responsável pelo transporte de aproximadamente 30 milhões de passageiros.

Agora, a MobiBrasil está otimizando essas importantes redes de transporte usando a plataforma de software da Optibus. A parceria tecnológica contribuirá para a inovação no setor de transporte público brasileiro, introduzindo computação em nuvem, inteligência artificial e algoritmos de otimização no dia a dia da MobiBrasil. A capacidade de criar cenários rapidamente aumentará a eficiência do orçamento operacional, do planejamento de rotas, da escala de motoristas e de cobradores, da frequência de viagem e de ajustes de serviço. Além disso, os ajustes de rede serão mais simples e rápidos, pois agora será possível automatizar tarefas que antes eram demoradas e trabalhosas. Para o passageiro, isso resulta em uma melhor experiência de transporte público.

No lado operacional, a interface amigável do software destaca os principais indicadores de desempenho (KPIs) e os dados necessários para todas as equipes, do operacional ao comercial, para prever o desempenho e os custos operacionais.

Em novembro, representantes da MobiBrasil, incluindo sua proprietária, Niege Chaves, visitaram a sede da Optibus em Tel Aviv, Israel, para conversar com fundadores e gerentes da Optibus sobre a visão que compartilham em torno da inovação tecnológica no transporte público e de como elevar a qualidade dos serviços prestados aos passageiros.

“Estamos focados em agregar cada vez mais tecnologia à nossa operação, com o objetivo de proporcionar uma experiência de mobilidade positiva aos nossos passageiros, para que economizem tempo com conforto e segurança. Neste sentido, vemos que nossa missão caminha ao lado da missão da Optibus de utilizar tecnologia de ponta para elevar a qualidade dos serviços de transporte público, o que também ajudará a nossa operação a prestar serviços de elevada fiabilidade com ganhos de eficiência”, afirma Manoel Marinho, diretor executivo da MobiBrasil São Paulo.

“A Optibus e a MobiBrasil compartilham a missão de trazer inovação, eficiência e sustentabilidade para o transporte público, além de oferecer serviços de excelência aos passageiros. Há um grande movimento de mudança na mobilidade urbana, como a adoção de faixas exclusivas para ônibus e também a eletrificação das frotas de ônibus, e estamos prontos para fornecer todas as soluções necessárias para que a MobiBrasil se adapte a esses desenvolvimentos”, disse André Vieira, Diretor Regional da Optibus para o Brasil.

A Optibus desenvolve e fornece uma plataforma completa para programação e planejamento de operações do transporte público em mais de 2.000 cidades em todo o mundo. No Brasil, a Optibus é amplamente utilizada nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, Distrito Federal e Pernambuco.