A CPTM informou por meio de nota que após às 14h desta segunda-feira, dia 05 de dezembro de 2022, vai retomar a circulação por uma das vias da Linha 12-Safira e realizar viagens completas no sentido Brás para Calmon Viana, melhorando o retorno dos passageiros para casa antes do horário do jogo do Brasil.
No sentido contrário, Calmon Viana para Brás, ainda continua a restrição de circulação e os passageiros deverão obedecer a parada na Estação Engenheiro Goulart e utilizar o sistema PAESE para chegar até a Estação Tatuapé e seguir viagem pelos trilhos utilizando a Linha 11-Coral, pois para colocar em prática essa estratégia a Linha 12-Safira não terá circulação de Tatuapé até Brás.
“A circulação pela Linha 12-Safira terá restrição de velocidade no trecho das obras para resguardar a segurança dos colaboradores que atuam no reparo da outra via ainda danificada. As equipes de manutenção estão atuando no local, buscando a solução mais rápida para o problema, pois a CPTM entende que a liberação das vias é a única forma de permitir o transporte adequado aos passageiros. Lembramos que os estragos causados foram enormes, e que o tempo tanto para retirada da carga e dos vagões, quanto para recomposição das vias afetadas está sendo o mais rápido possível”, disse a companhia em nota.
O serviço do Expresso Aeroporto continuará suspenso até a liberação completa da Linha 12-Safira, lembrando que a Linha 13-Jade não foi afetada em nenhum momento e continua operando normalmente entre as estações Engenheiro Goulart e Aeroporto-Guarulhos.
Nesta segunda-feira, 05, para facilitar os deslocamentos dos passageiros, o Metrô liberou a transferência gratuita na Estação Tatuapé. O passageiro também tem como alternativa a Linha 11-Coral e 80 ônibus do Sistema PAESE no trecho interrompido entre Engenheiro Goulart e Tatuapé da Linha 12-Safira.
Descarrilamento na Linha 12-Safira
Desde à 00h desta segunda-feira (05/12), as equipes da CPTM estão atuando nos reparos da Linha 12-Safira no trecho entre as estações Engenheiro Goulart e Tatuapé, após a retirada total do trem de carga operado pela MRS Logística, que descarrilou na madrugada de sábado (03/12) próximo à Estação Tatuapé.
Desde a madrugada de sábado, quando aconteceu o acidente, os técnicos da CPTM e da MRS trabalharam de forma ininterrupta para a retirada das peças das vias. Foram cinco locomotivas, com 16 vagões de carga, sendo dez de areia e seis de bobina de aço (com 14 bobinas pesando 30 toneladas cada).
Após uma rigorosa avaliação dos trilhos, os técnicos começaram os reparos das vias da Linha 11-Coral, que voltou a circular às 04h desta segunda-feira (05/12), com velocidade reduzida apenas no trecho de Tatuapé, em decorrência das obras de recuperação da Linha 12-Safira, que começaram após a retirada total dos vagões de carga.