Segurança na internet: Dicas para manter as crianças seguras online

A internet abriu novas oportunidades para as crianças aprenderem e se conectarem com outras pessoas. Contudo, existem inúmeros riscos decorrentes do uso indiscriminado da internet por crianças e adolescentes.

O cyberbullying, os predadores online e a exposição a conteúdo violento/adulto são uma preocupação crescente para os pais ao redor de todo o mundo.

Compreender todos os detalhes a respeito de segurança na Internet pode ser um desafio. No entanto, manter-se informado sobre os perigos potenciais e ensinar seus filhos a se manterem seguros online é mais fácil do que você pensa.

Converse com seus filhos sobre seu comportamento online

A primeira conversa que você vai querer ter com seus filhos sobre o uso seguro da internet é sobre comportamento online. Pergunte a si mesmo e ao seu filho o que é apropriado e inapropriado para compartilhar virtualmente.

Isso ajuda você a estabelecer um limite que você e seu filho possuem, ajudando você a determinar os próximos passos em sua jornada de alfabetização digital.

Familiarize-se com os dispositivos que seu filho usa

Saber como usar os dispositivos que seu filho possui é essencial para mantê-los seguros online. Crianças e adolescentes vivem em um mundo altamente conectado – diferente das gerações antes deles que nunca experimentaram essas tecnologias nesta idade.

Como pai, é vital que você faça o possível para superar essa questão geracional e entenda como seus filhos estão usando seus dispositivos. O acesso à Internet pode vir de muitas formas: smartphones, tablets, videogames e até relógios inteligentes.

Cada um desses dispositivos vem com seu próprio conjunto de riscos, por isso é importante saber com o que você está lidando em relação à segurança na Internet. Reserve um tempo para se familiarizar com todos os dispositivos em sua casa e entender quais são as opções de controle parental que estão disponíveis e como usá-las.

Ajude seu filho a aprender como identificar possíveis golpes

Outra parte importante de ensinar seu filho sobre o que é um conteúdo seguro e o que é um conteúdo perigoso é ajudá-lo a aprender como identificar possíveis golpes e tentativas de phishing.

Golpistas e fraudadores geralmente visam crianças online, tentando induzi-las a fornecer informações pessoais enviando presentes. Esses golpistas também podem se passar por amigos, familiares ou professores de seu filho.

Além disso, aplicativos de bate-papo como Omegle e Ometv devem sempre ser usados ​​sob a supervisão de um adulto. Existem muitos recursos disponíveis online para ajudá-lo a ensinar seu filho a reconhecer possíveis golpes de phishing. Como a segurança cibernética é um campo em constante evolução, esses recursos podem ajudar você e seu filho a permanecerem atentos em relação aos golpes e ameaças mais recentes.

Conclusão

Ensinar as crianças sobre navegação segura e os perigos da internet é fundamental para garantir que elas permaneçam protegidas online. Embora possa parecer trabalhoso para você como pai, é essencial manter um canal de conversa aberto e garantir que seu filho se sinta à vontade para falar com você sobre suas dúvidas, preocupações ou problemas que possam encontrar no mundo digital.