Por que os jogos de Battle Royale são tão populares?

Desde que PUBG e Fortnite foram lançados, o gênero battle royale teve um tremendo crescimento em popularidade, valor de mercado e disponibilidade geral. Com o avanço de várias tecnologias, os jogos battle royale dominaram o mercado nos últimos anos.

Contudo, por que os jogos battle royale são tão populares? Estamos aqui hoje para dar uma resposta abrangente a essa pergunta extremamente relevante. Por que os jogos de battle royale se tornaram tão populares e valiosos nos últimos cinco anos? 

Quase tudo pode virar um Battle Royale

Em um passado não muito distante, os jogos multiplayer incluíam o conceito simples do singleplayer, e era basicamente isso. Jogos como DayZ e H1Z1 introduziram um conceito tentador: e se o modo multiplayer fosse cada jogador por si? 

Dessa forma, a estratégia aplicada foi pegar dezenas (ou até centenas de jogadores) e os colocarem em um enorme espaço aberto repleto de armas e equipamentos – e esta ainda é a base da maioria dos jogos de battle royale. 

Hoje títulos como Free Fire, Warzone, Fortnite, Apex Legends e PUBG são alguns dos jogos mais populares, jogados e assistidos do mundo. Graças a essa popularidade, modos Battle Royale foram introduzidos em toda a indústria. 

Forza apresentou um battle royale baseado em carros, Fall Guys criou uma experiência divertida e Dying Light misturou os mortos-vivos com jogadores desesperados para não morrer.

O modelo foi impulsionado pela natureza competitiva inerente da raça humana, o conceito de plataformas verdadeiramente acessíveis e, na maioria das vezes, uma disponibilidade totalmente gratuita dos jogos. 

Seria essa a fórmula vencedora? 

Por que os jogos de battle royale são tão populares? Respondendo à pergunta inicial, com o sucesso repentino de jogos como PUBG e Fortnite, as desenvolvedoras perceberam a oportunidade por trás dos jogos battle royale – e, principalmente, seu potencial de faturamento.  

Para entender melhor tudo isso, basta olhar para o modelo de negócios dos melhores jogos de battle royale no mercado. Um título de battle royale, geralmente, é gratuito para jogar, com uma assinatura opcional normalmente rotulada como um passe de batalha. Juntamente, skins e bônus são vendidos dentro dos jogos através de micro transações. 

Além disso, esses jogos são geralmente multiplataforma, disponíveis para um público genuinamente versátil e de grande alcance. Fortnite é um excelente exemplo, com jogadores capazes de se reunir no Google Play Store, PC, PS5 e Xbox.

Diversão para os jogadores, lucro para as desenvolvedoras 

A maioria dos jogos de battle royale são fáceis de jogar, são muito populares entre streamers e criadores de conteúdo que utilizam ferramentas como CapCut e OBS para gravarem sua gameplay e são relativamente fáceis de trabalhar. 

Dessa forma, cada vez mais jogadores assistem e são estimulados a jogarem títulos no formato battle Royale. Os jogos continuam se atualizando ao longo do tempo, então títulos como Warzone, Fortnite e Apex Legends sempre trazem novidades para os jogadores. 

A fórmula dinâmica é a vitória para as desenvolvedoras e para os jogadores. Todos os componentes que apontamos até aqui juntos mostram por que o battle royale é tão popular.