Linha 6-Laranja de metrô inicia operação de duas tuneladoras

Dois dos marcos mais importantes para a construção da Linha 6-Laranja de metrô de São Paulo ocorreram neste mês. No último dia 2, a tuneladora que segue no sentido sul, em direção à São Joaquim, chegou à Estação Santa Marina, o segundo ponto do trajeto. A outra, que vai em direção à Brasilândia, iniciou a operação em 15 de novembro e terá a primeira parada na Estação Freguesia do Ó.

O equipamento que faz a perfuração no sentido norte, em material rochoso, tem previsão de escavar cerca de cinco quilômetros, percorrendo nove metros por dia, em média. A atividade vai conectar o VSE Tietê ao VSE Domingos Vega.

“Estamos muito felizes por colocar as duas tuneladoras em operação e seguir com as obras da nova linha. O projeto conta com o maior túnel metroferroviário da cidade. São mais de 1.400 metros de túnel em NATM, e 1.000 metros percorridos pelas tuneladoras EPB, mais conhecidas como tatuzões”, comenta Fernando Minguez, diretor executivo da Concessionária Linha Universidade (Linha Uni).

Desde que a primeira tuneladora retomou os trabalhos no sentido Sul, em 31 de agosto, já foram instalados 243 anéis no túnel e percorridos 435 metros em solo a partir do Poço SE Aquinos, com média de avanço de 12 metros por dia.

Os equipamentos pesam 2 mil toneladas e têm 109 metros de extensão, com diâmetro de escavação de 10,6 metros. As máquinas possuem refeitório, cabine de enfermagem, esteira rolante para a retirada do material escavado, além de cabine de comando e equipamentos auxiliares. Entre os diferentes profissionais envolvidos na operação e logística das tuneladoras, estão engenheiros(as), operadores, técnicos de manutenção mecânica e elétrica, agrimensores, colaboradores de maquinaria, responsáveis de saúde e segurança.

Um dos tatuzões em operação nas escavações da Linha 6-Laranja (Foto: Reprodução)

“Periodicamente, as tuneladoras passam por inspeção, supervisão e manutenção dos principais componentes para garantir a segurança e a eficiência dos trabalhos”, acrescenta Minguez.

Os trabalhos na Linha 6-Laranja contam com aproximadamente nove mil trabalhadores(as) diretos e indiretos, distribuídos nas 35 frentes de obra ativas. Este projeto destaca-se pelas políticas inclusivas e igualdade de gênero, registrando quase 500 mulheres contratadas, entre as quais 300 encontram-se diretamente nas frentes de obra. Além disso, há a inserção de jovens aprendizes e estagiários.

Sobre a Linha Universidade ou Linha 6-Laranja

Com 15 km de extensão e 15 estações, a Linha 6-Laranja de metrô de São Paulo vai ligar o bairro da Brasilândia, na zona norte, à Estação São Joaquim, na região central da cidade, reduzindo a apenas 23 minutos um trajeto que hoje é feito de ônibus em cerca de uma hora e meia. A linha deverá transportar cerca de 630 mil passageiros por dia.

Maior obra de infraestrutura em execução atualmente na América Latina, o empreendimento é uma parceria público-privada (PPP) do Governo do Estado de São Paulo com a Concessionária Linha Universidade. As obras estão em execução pelo braço de construção do Grupo Acciona, com geração de mais de 9 mil empregos. Depois de finalizada, a Linha 6 será operada pela Linha Uni por 19 anos.