Governo de SP recomenda uso de máscaras no transporte público

O Governo de São Paulo voltou a recomendar o uso de máscaras de proteção no transporte público. A medida não é uma obrigatoriedade, mas os órgãos de saúde apontam um aumento no número de internações em leitos de UTI de pessoas com Covid-19.

O Conselho gestor (antigo comitê de saúde) pontou os seguintes cuidados:

  • Acompanhe o Mobilidade Sampa também nas redes sociais: estamos no X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube e LinkedIn. Se preferir, participe dos nossos canais no WhatsApp e Telegram para receber atualizações em tempo real.
  • Tem um negócio? Anuncie aqui e alcance milhares de leitores! Saiba mais
    • Reforçar a necessidade de que todos os adultos com mais de 18 anos recebam as doses de reforço das vacinas. Ainda são 10 milhões de adultos que não tomaram a primeira dose de reforço e 7 milhões sem a segunda dose de reforço.
    • Reforçar a necessidade de aumentar a cobertura vacinal de crianças e adolescentes. Tem sido observado aumento de internações neste grupo populacional, e a vacinação é necessária e segura para proteger nossas crianças e adolescentes.
    • Reforçar a necessidade de disponibilidade de tratamento com antivirais a pessoas com Covid que apresentem sintomas leves ou moderados, especialmente nos grupos vulneráveis para evitar quadros graves que possam levar a internação e eventualmente a perda de vidas.
    • Recomendar a utilização de máscaras em situações de maior risco de transmissão do vírus, como transporte público, e reforçar a necessidade de uso de máscaras em serviços de saúde, incluindo farmácias, onde há maior probabilidade de pessoas sintomáticas procurarem testagem e medicamentos sintomáticos para quadros gripais.
    • Recomendar o uso de máscaras para os grupos populacionais mais vulneráveis, incluindo os mais idosos e pessoas com comorbidades.