Fórum paulista de mobilidade urbana reúne 54 municípios em Rio Preto

Com a participação de 54 municípios do Estado de São Paulo, a 84ª Reunião do Fórum Paulista de Mobilidade Urbana reuniu mais de 200 secretários de trânsito e dirigentes públicos no auditório da Swift, em Rio Preto. O evento foi realizado entre quinta e sexta-feira, dias 17 e 18 de novembro.

“Tivemos a oportunidade de compartilhar com outros municípios aquilo que melhor funciona em nossa cidade e ainda receber deles sugestões daquilo que deu resultado para eles”, explicou o secretário de Trânsito, Transportes e Segurança de Rio Preto, Amaury Hernandes.

Participe dos canais do Mobilidade Sampa: X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube, LinkedIn ou canais no WhatsApp e Telegram

Na cerimônia de encerramento, os municípios presentes assinaram carta conjunta que pede aos órgãos federais uma regulamentação nacional para questões que ainda provocam muitas incertezas para a fiscalização municipal.

“O ponto mais debatido, e que consta na carta, é a questão do uso de bicicletas elétricas. É urgente que a regulamentação ocorra e esse meio de transporte possa ser utilizado de maneira segura nos nossos municípios”, completou o secretário.

Outro assunto que também chamou atenção foi em relação à alocação de recursos federais para ajudar no custeio de gratuidades do transporte coletivo urbano. Esse debate contou com palestras técnicas e orientações jurídicas.

“É fundamental que os municípios mantenham esse canal de comunicação frequente, pois hoje o fluxo de pessoas ocorre de maneira regionalizada. Nenhum município pode mais pensar em mobilidade de maneira individual”, comentou o presidente do fórum, Valdeci Fogaça de Oliveira.

O encontro de dirigentes é organizado trimestralmente pela secretaria executiva do Fórum Paulista de Secretários e Dirigentes Públicos de Mobilidade Urbana e, nessa edição, recebeu o suporte da Prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria de Trânsito, Transportes e Segurança.

Inovação

O fórum também abriu espaço para empresas do setor de tecnologia apresentarem inovações aplicáveis ao trânsito, aos transportes e à segurança pública. São equipamentos para utilização em semáforos, monitoramento de fluxo de vias assim fiscalização de veículos e pedestres.