Faixa adicional garante melhor fluidez em trânsito na entrada de Santos

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos) criou faixa de rolamento adicional na entrada da cidade, em direção à Avenida São Francisco, no Centro, para aumentar a fluidez do trânsito. Implantada no início desta semana, a faixa funciona das 7h às 9h e já mostra resultado positivo. Dos cerca de 5.700 veículos que passam pelo trecho diariamente neste período, 24%  já utilizam a nova passagem.

A operação toda inicia a partir da Praça Lions, no Valongo, onde cones e balizadores sinalizam a faixa adicional no contrafluxo da Avenida Getúlio Vargas, levando ao Elevado Aristides Bastos. No elevado, os condutores também trafegam em faixa reversível implantada na pista Centro/Bairro e chegam à Avenida São Francisco.

Na Getúlio Vargas e no elevado, painéis alertam sobre o trânsito no contrafluxo. Cerca de 10 agentes da companhia realizam a operação, monitorada também pelas câmeras do Centro de Controle Operacional (CCO). O funcionamento da faixa adicional já começa a ser informado aos motoristas na Avenida Martins Fontes, na altura do Cemitério da Filosofia (Saboó), uma vez que aqueles que têm como destino o túnel e o Terminal do Valongo não podem utilizá-la.

“O trânsito na entrada da cidade é sempre muito carregado no horário de pico e temos estudado soluções para esse problema, assim como para outras situações que afetam a mobilidade urbana. A faixa adicional, que leva à Avenida São Francisco, é uma medida que já demonstra resultado positivo. Os números desses primeiros dias mostram significativa adesão dos motoristas à faixa. Com isso, não se tem registrado lentidão, uma vez que quatro faixas ficam destinadas ao Centro”, destaca o presidente da CET, Antônio Carlos Silva Gonçalves.

Para garantir maior fluidez ao tráfego, também foram feitos ajustes nos tempos dos semáforos na Praça Lions com Avenida Visconde de São Leopoldo, Rua Cristiano Otoni com  Avenida Visconde de São Leopoldo e em todos os cruzamentos semaforizados da Avenida São Francisco.