Segundo um estudo realizado entre 2018 e 2019 pela PwC em parceria com a Universidade do Sul da Califórnia, com 1425 trabalhadores, um trabalhador feliz é 31% mais produtivo, tem sua capacidade criativa triplicada e é capaz de vender até 37% mais. O levantamento foi feito para mapear a relação entre as práticas de bem-estar e os impactos nos negócios.
Há empresas atentas a estes dados e a ações de compromisso social, com vistas à promoção do autocuidado e prevenção de doenças. No Brasil, a Luft Logistics, por meio de sua operadora logística especializada na área da Saúde, Luft Healthcare, lançou seu próprio aplicativo de saúde voltado aos colaboradores e colaboradoras da companhia, o app Luft+Saúde. A ferramenta foi desenvolvida pela healthtech HSPW (Healthy and Safe Place to Work).
Participe dos canais do Mobilidade Sampa: X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube, LinkedIn ou canais no WhatsApp e Telegram
Segundo Cássia Reis, profissional da área de HSE com foco em ESG (Environment, Social and Governance) da Luft Healthcare, a evolução para a chegada ao próprio aplicativo de saúde levou cerca de 2 anos na empresa, que tem matriz em Itapevi (SP), filiais em Itajaí (SC) e Rio de Janeiro (SP) e cross docking em Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Curitiba (PR), Goiânia (GO), Porto Alegre (RS) e Vitória (ES).
“Por um lado, as pessoas ganharam acesso a novos recursos de monitoramento e suporte à saúde mental, física, financeira e organizacional, como o Botão de Ajuda, que oferece apoio imediato. Por outro, a empresa colhe resultados que compensam o investimento nas atividades de engajamento dos colaboradores. O apoio de todo o time da HSPW foi fundamental neste processo”, avalia Cássia.
A Luft utilizava a plataforma HSPW com o objetivo de monitorar e prestar suporte à saúde integral de seus colaboradores. O uso da ferramenta ganhou o comprometimento da empresa como um todo, com forte apoio das áreas de Recursos Humanos, HSE (Health, Safety and Environment) e alta gestão.
“A Luft tem plena consciência de que quanto mais os colaboradores estiverem bem, melhor estará a empresa e os seus resultados. O engajamento interno dos colaboradores e familiares foi tamanho, com mais de 90% dos mais de 1.000 colaboradores como usuários ativos, que chegou o momento de a empresa ter seu próprio aplicativo, com novas funcionalidades que criamos especialmente para suas necessidades”, explica Danilo Odilon, responsável por Implantações da HSPW.
O nome e as cores do app Luft+Saúde foram escolhidos pelos próprios colaboradores. Um ambiente permite ao usuário escolher, a qualquer momento, qual aspecto da saúde ele deseja avaliar e ter um resultado de hipótese diagnóstica em minutos. Assim, como a plataforma tem o objetivo de agir de forma preventiva nos cuidados com a saúde, os usuários podem manter uma rotina de avaliações e realizarem os testes a qualquer sinal/suspeita de algo em sua saúde que mereça maior atenção.
O recurso Botão de Ajuda oferece apoio imediato aos colaboradores que o utilizam para pedir apoio com alguma questão de sua saúde. A Luft oferece atendimento com psicólogos, psiquiatras, nutricionistas e consultoria financeira de forma gratuita aos usuários que utilizam este recurso da plataforma.
As jornadas servem para acelerar o processo de autocuidado dos usuários por meio de um plano de ação. O app Luft+Saúde oferece dois níveis, sendo o primeiro o de Jornadas Generalistas, nas quais o/a usuário/a pode se inscrever na jornada que deseja seguir, de acordo com seus objetivos, como, por exemplo: se alimentar melhor, eliminar o sedentarismo, melhorar a gestão de suas finanças, etc. Já no segundo nível, o/a usuário/a recebe uma Jornada Personalizada, com um plano de ação traçado a partir dos resultados gerados nos testes.
Os resultados dos testes aparecem em uma linguagem acessível, com recursos de inteligência artificial de interação por vídeo e áudio, chamando o usuário pelo nome e explicando sobre o resultado, como ele pode impactar em sua vida e dando orientações.