Como ter sua carta de apresentação pronta em 5 minutos

A carta de apresentação é um recurso interessante para quem está em busca de uma oportunidade profissional. Seja para fazer um primeiro contato com a pessoa responsável pelas contratações ou como uma forma de complementar o envio do seu currículo em resposta a um anúncio de emprego, esse tipo de mensagem demonstra profissionalismo e reforça o interesse em trabalhar para uma empresa. Acontece que muita gente deixa de escrevê-la simplesmente por não se dar conta de que é possível seguir um modelo de carta de apresentação simples pronta e resolver a questão em poucos minutos.

Quer saber como? Este artigo explica o que você deve fazer (e o que é melhor evitar) para que a sua mensagem introdutória cause uma ótima impressão e impulsione a sua candidatura!

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  • Por que não há problema em usar um modelo de carta de apresentação pronta

    Especialistas em recursos humanos e recrutamento profissional sabem que muita gente prepara currículos e cartas de apresentação usando modelos prontos. Isso não tem o menor problema quando fica claro que tal ferramenta serviu apenas para facilitar o processo, mas que o conteúdo não deixa de ser original e relevante para sua candidatura – assim como é importante personalizar o CV.

    A ideia não é copiar um texto genérico, e sim, aproveitar uma estrutura que atende às expectativas e garante a formatação perfeita de sua mensagem. Afinal, os modelos já contêm os campos necessários em uma carta de apresentação:

    • Data
    • Seu nome e informações de contato
    • Nome e dados do destinatário
    • Saudação
    • Corpo da carta
    • Encerramento

    Você pode preencher as informações básicas em instantes, se inspirar na referência para o texto e personalizar esse conteúdo com as dicas a seguir.

    O que escrever em uma carta de apresentação para enviar com o currículo

    Escolha o que você vai escrever em sua carta de apresentação procurando atender às expectativas de quem tem poder de decisão sobre a sua candidatura. Para isso, é interessante organizar o seu texto da seguinte maneira:

    • Introdução, citando seu nome, profissão e cargo pretendido;
    • Desenvolvimento, com um ou dois parágrafos focados em sua qualificação para o trabalho e potencial de contribuir com a empresa;
    • Encerramento, reforçando a sua disponibilidade para uma entrevista.

    A dica é deixar o seu texto com começo, meio e fim, criando uma narrativa breve e envolvente para despertar interesse em sua candidatura.

    O que vale a pena incluir na carta de apresentação

    Uma boa carta de apresentação funciona como complemento do seu currículo, podendo conter informações como:

    • Um breve resumo de sua trajetória profissional;
    • Por que você se identifica com a missão ou a cultura da empresa;
    • Como a sua experiência se relaciona com as necessidades do departamento;
    • Quais de seus pontos fortes e competências combinam com o cargo;
    • Que tipo de conquista você já teve na área de atuação para a qual está se candidatando;
    • Motivos pelos quais você acredita que pode desempenhar um ótimo trabalho.

    Caso seja possível, procure incluir nesse texto algumas palavras-chave usadas para otimizar o seu CV ou pinçadas da descrição da vaga.

    O que é melhor evitar na carta de apresentação

    Uma carta de apresentação não precisa (e nem deve) ser longa. O ideal é escrever cerca de 300 palavras e evitar o seguinte:

    • Clichês e frases de efeito, pois esse tipo de “enfeite” desestimula a leitura;
    • Parágrafos compridos, que tornam o conteúdo confuso;
    • Informações citadas como estão no seu CV;
    • Opiniões e histórias desconectadas ao valor que você pode acrescentar à empresa;
    • Erros de grafia e gramática – use um bom corretor e não deixe passar nada de errado!.

    Na dúvida, prefira sempre a objetividade. Com frases curtas e bem encadeadas, você atrai a atenção sem apelar para artifícios.

    Exemplo de texto para carta de apresentação

    “Meu nome é Mariana e estou me candidatando ao cargo de analista de e-commerce anunciado ontem no perfil da empresa no LinkedIn. Sou recém-formada em administração de empresas e venho trabalhando com marketing digital desde o início da faculdade.

    Ao ler a descrição da vaga, percebi o quanto a minha experiência e o meu perfil analítico se encaixam nas competências desejáveis para o cargo. Comecei minha carreira estagiando em uma das maiores empresas de comércio eletrônico do Brasil e no momento atendo a uma agência como freelancer, mas tenho grande interesse no nicho em que sua empresa atua.

    Acredito que eu possa contribuir para que a XYZ se posicione cada vez melhor nesse mercado e gostaria de uma chance de apresentar mais detalhes sobre os resultados que venho alcançando nos projetos para e-commerce em que colaborei recentemente.”

    Viu como é simples? Inspire-se nestas dicas, escolha um bom modelo de carta de apresentação pronta e faça a sua nos próximos minutos!