A Prefeitura de Campinas entregou nesta sexta-feira, 11 de novembro de 2022, a ciclofaixa Nova Campinas – São Fernando. A nova rota cicloviária do município tem 1.090 metros; e é uma derivação da Ciclovia Nova Campinas – Flamboyant, que foi inaugurada em julho passado, com 6,9 km.
Para marcar a entrega, o prefeito Dário Saadi gravou um vídeo, no local. “Nós estamos ampliando, muito, as ciclovias e ciclofaixas, aqui em Campinas. Ciclismo é esporte, é lazer, mas também é mobilidade urbana”, afirmou o prefeito Dário.
Participe dos canais do Mobilidade Sampa: X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube, LinkedIn ou canais no WhatsApp e Telegram
Também esteve presente o presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), Vinícius Riverete. “Mais uma ciclofaixa para o município. Nós interligamos a ciclovia Nova Campinas com a ciclofaixa que vai até o São Fernando. Estamos interligando os bairros, com as rotas cicloviárias”, disse.
A nova ciclofaixa sai da Portaria 2 do Parque Ecológico, na Avenida Dr. Manoel Afonso Ferreira; e segue, junto ao canteiro central da via, até a Rua Serra Dourada. Com essa nova rota, Campinas atinge 88,99 km de rotas cicloviárias (ciclovias, ciclofaixas, ciclorrotas e calçadas compartilhadas) existentes.
O espaço da ciclofaixa é segregado por tachões. Além da sinalização horizontal e vertical da rota cicloviária, a Emdec restaurou toda sinalização viária da avenida. Os investimentos na Ciclofaixa Nova Campinas – São Fernando foram da ordem de R$ 159,5 mil.
Histórico
Em 2022, além desta nova ciclofaixa, foram entregues outros 10,9 km de rotas cicloviárias: uma no Jardim Aurélia, em fevereiro, com 1 km de extensão, implantada ao longo da Avenida Império do Sol Nascente; outra no Jardim Florence, em abril, com 1,7 km, na Avenida Nelson Ferreira de Souza. Ambas integram o projeto de interligação de rotas cicloviárias no entorno da Avenida John Boyd Dunlop.
Também foi entregue a revitalização da Ciclovia San Martin, em maio, com 1,3 km de extensão, no canteiro central da Avenida Comendador Aladino Selmi; e a ciclovia Nova Campinas – Flamboyant, com 6,9 km, com trajeto pelas vias Rua Ernani Pereira Lopes, Manoel Afonso Ferreira, Dr. Jesuíno Marcondes Machado, José Bonifácio e Mogi Guaçu.
No ano passado (2021), primeiro ano de governo do prefeito Dário Saadi, no primeiro semestre, foram entregues três trechos cicloviários: Campos Elíseos – Vila Aeroporto (2,3 km); Pirelli Sirius (2,7 km); e Amarais (6,9 km). Totalizando 11,9 km.