A publicidade em transportes públicos

A publicidade serve para promover produtos e serviços para um público mais amplo. O objetivo é persuadir os consumidores a comprar o que as empresas anunciam.

Existem muitos tipos diferentes de publicidade. Da mídia impressa, como jornais e revistas, à mídia digital, onde a internet tem um papel fundamental. Além disso, as coisas que podem ser anunciadas também são muito variadas, desde produtos de beleza ou roupas; até as maravilhosas acompanhantes em São Paulo, que oferecem seus serviços em portais classificados para adultos, como o Skokka.

Neste artigo, especificamente, vamos tratar da publicidade no transporte público. Assim, serão discutidas as formas de publicidade nesses transportes e as vantagens deste método de comunicação.

Toldos

Os toldos são as estruturas que cobrem as áreas de parada dos ônibus, algumas das quais foram renovadas na cidade de Sampa. Eles geralmente têm duas paredes laterais e uma parede frontal. Além disso, dentro destas áreas há dois elementos que são única e exclusivamente para a exibição de propagandas.

Primeiro, existe o MUPI, que é uma Unidade de Exibição de Informações Urbanas, na qual a iluminação pode ser opcionalmente fornecida. A influência que estes cartazes tendem a ter nas pessoas é muito alta porque elas tendem a ler os cartazes enquanto esperam pelo ônibus. Assim, por exemplo, se houver um contato de uma acompanhante sexy, você pode tomar nota disso e depois se encontrar com ela e se divertir.

Em segundo lugar, há o OPI, Objeto Publicitário Iluminado, que é obrigado a ter luz. Esta iluminação no transporte público, que geralmente é escura à noite, torna possível ver os anúncios a qualquer hora do dia. Assim, o alcance é enorme, pois as informações são constantemente enviadas.

Plataformas

É muito comum, ao caminhar ao longo de plataformas de metrô ou trem, ver cartazes anunciando atividades de lazer, como circos para o público infantil ou serviços de acompanhantes para adultos. Este método de publicidade pode parecer ineficaz, porque as pessoas que utilizam o transporte público estão frequentemente em correria. Entretanto, a quantidade de informação que recebemos por segundo é enorme e nosso subconsciente tende a perceber tudo ou quase tudo.

Por exemplo, às vezes, no final do dia, chegam informações ou memórias daquela mesma manhã que podem ter passado despercebidas. No entanto, no final do dia, vem à mente um pensamento, uma ideia ou intuição, que se você parar para pensar cuidadosamente, é muito provável que seja uma informação vista em algum momento do dia.

Se este método de publicidade tivesse um baixo impacto na sociedade, a maioria das empresas e indivíduos que usam estes espaços para patrocinar um determinado produto ou serviço, não o fariam. No entanto, embora possa parecer arcaico por estar presente há tantos anos, ou não muito positivo, os efeitos que tem sobre as pessoas são muito positivos.

Meios de transporte

Todos os meios de transporte podem levar uma mensagem publicitária. Esta mensagem pode ser transmitida por áudio ou visualmente; dependendo da forma escolhida por cada empresa.

Há carros que são criados exclusivamente para servir como publicidade. Neles, há imagens e mensagens escritas no exterior; assim, quando passam por alguém, sempre chamam a atenção. Além disso, alguns têm um megafone com o qual transmitem uma mensagem ou tocam música para tornar sua presença mais visível.

Além disso, cada vez mais ônibus decorados, como os que você pode ver nas ruas de Sampa, trazem imagens promovendo um produto. Eles também são um meio de transporte utilizado para reivindicar coisas como, por exemplo, o coletivo LGTBI ou a visibilidade de algumas das acompanhantes Brasília mais belas.

Vantagens

Em primeiro lugar, tem um grande impacto na sociedade. Como todos os indivíduos estão na rua, as mensagens chegam a um grande número de audiência e, além disso, de idades muito diferentes. Além disso, há muitas propagandas permitidas neste tipo de mídia, portanto, a variedade de propagandas é imensa.

Em segundo lugar, é um meio muito mais barato do que a televisão. É por isso que muitas empresas optam por utilizar o transporte público para divulgar seus serviços e produtos.

Em terceiro lugar, é um método muito flexível, uma vez que o meio de transporte está geralmente disponível 24 horas por dia. Além disso, como mencionado acima, a permissão para colocar anúncios é muito ampla, desde que evite desrespeitar ou prejudicar passageiros ou cidadãos.

Em conclusão, a publicidade é um método muito útil para dar visibilidade ou nome a certos produtos. Os métodos disponíveis para enviar tais mensagens são extremamente amplos. Além disso, o transporte público, como mencionado acima, é um recurso que, embora à primeira vista possa não parecer viável porque as pessoas na rua tendem a pensar em outras coisas, tem um grande impacto na sociedade.