ViaMobilidade: Pesquisa revela aumento na insatisfação dos usuários das linhas 8 e 9

Uma pesquisa de avaliação revelou o aumento na insatisfação dos usuários das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, operadas pela concessionária ViaMobilidade.

O índice de insatisfação atingiu o patamar de 1996, quando as linhas chamavam B e C e ainda eram de operação da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

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  • Desde que assumiu as linhas 8 e 9, a concessionária ViaMobilidade, que faz parte do Grupo CCR, apresentou diversas ocorrências que envolveram desde colisão de trem, avanços de sinal e descarrilamento, e até a morte de um funcionário eletrocutado.

    A população não poupa a empresa de reclamações, com duras críticas com o modelo de operação e os problemas apresentados.

    Segundo a sondagem feita pelo Datafolha, a média de avaliação positiva, que era de 85%, caiu para pouco mais de 50%, entre 2021 e 2022, quando a concessionária assumiu o controle das linhas.

    A pesquisa contratada pela ViaMobilidade é uma obrigação do contrato de concessão e é avaliada pelo governo paulista como um dos indicadores de desempenho da empresa.

    Segundo os dados, a avaliação positiva na Linha 8-Diamante caiu de 88% para 53% de 2021 para 2022.

    Já na Linha 9-Esmeralda, a queda foi de 83% de satisfação com o serviço prestado para 54%.

    A expectativa do usuário era de que o serviço melhorasse com a concessão, só que aconteceu ao contrário, houve piora no atendimento.

    O contrato de concessão das duas linhas é válido por 30 anos e neste período, devem ser investidos R$ 4 bilhões.