Campinas: Novo Terminal Campo Grande receberá operação de 23 linhas, a partir de sábado, dia 15

Para proporcionar mais conforto e acessibilidade aos usuários do transporte coletivo, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) migrará toda a operação do atual Terminal Campo Grande para o novo terminal BRT, que fica na Avenida John Boyd Dunlop (JBD), altura da Rua Luiz Raphael Lot, no Jardim Sul América. A transferência ocorre a partir das 4h de sábado, 15 de outubro.

O antigo Terminal Campo Grande, que fica na Rua Doutor Nelson D’Ottaviano, no Parque Valença, será desativado definitivamente. O novo terminal Campo Grande tem área total de 30 mil metros quadrados, seis vezes maior que o antigo terminal, que conta com 5 mil metros quadrados.

Participe dos canais do Mobilidade Sampa: X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube, LinkedIn ou canais no WhatsApp e Telegram

“O transporte público de Campinas dá mais um passo na direção do futuro. Estamos seguindo a diretriz da atual Administração municipal de priorizar o transporte público coletivo. A transferência definitiva da operação para o novo terminal, que é muito mais espaçoso, traz mais segurança e conforto para os usuários”, destaca o presidente da Emdec, Vinícius Riverete.

Ao todo, 23 linhas do transporte coletivo irão realizar paradas no novo terminal. Quatorze linhas do transporte público coletivo que atualmente realizam atendimento no antigo terminal passam a atender ao Terminal BRT Campo Grande – 200, 200.1, 201, 202, 203, 204, 206, 207, 207.1, 208, 214, 215, 216 e 217. E as nove linhas que atualmente já realizam paradas no novo terminal mantém o atendimento – 123, 205, 209, 209.1, 210, 211, 212, 213 e 220. Juntas, elas transportaram, no mês de agosto, mais de 43,5 mil passageiros em dias úteis. Confira informativo contendo a distribuição das linhas nas plataformas.

O novo espaço é totalmente acessível, conta com rampas, corrimões, piso tátil, iluminação em LED, bancos de concreto e 18 novos bancos de madeira com encosto. São cinco plataformas integradas de embarque e desembarque de passageiros, com estrutura metálica e piso em granito. Há ainda uma Central de Controle Operacional (CCO), que tem cerca de 200 metros quadrados, onde as equipes operacionais da Emdec ficarão alocadas para orientação dos usuários.

Nesta primeira etapa, duas plataformas serão ativadas. O terminal está recebendo nova comunicação visual. Os usuários deverão ficar atentos aos totens informativos contendo a identificação das plataformas e a relação de linhas atendidas. O horário de funcionamento será das 4h30 às 1h30.

Assim como já ocorre no antigo, o novo Terminal Campo Grande será “fechado”, com pagamento da tarifa nas catracas eletrônicas, por meio do Bilhete Único, QR Code impresso em papel ou na tela do smartphone. Os usuários poderão acessar a bilheteria a partir da área interna ou externa do terminal.