Foi assinada no final da tarde desta quinta-feira (27/10), a ordem de serviço que prevê uma extensão de aproximadamente oito quilômetros de ciclovia em uma das principais avenidas de Rio Preto, a Juscelino Kubitscheck, além da revitalização da pista de caminhada, que já existe no local.
Com um valor estimado de R$ 2.265.896,19, a obra terá pista de caminhada e ciclovia compartilhada, começando no cruzamento da Juscelino Kubitscheck com a Rua Francisco Antônio dos Santos até a Rua Rodrigo Wilker dos Santos Bellei. “Faremos uma adequação na pista de caminhada justamente para que os ciclistas possam utilizar o espaço. Serão oito quilômetros de ciclovia, dos dois lados da avenida”, disse o secretário de Obras Israel Cestari.
O serviço irá contemplar ainda um novo trecho, da Praça Waldemar de Oliveira Verdi ao Shopping Iguatemi, onde serão construídas ciclofaixas e ciclovias. Para segurança dos usuários todos os trechos receberão sinalização horizontal, vertical e em alguns pontos, lombofaixas. O projeto destaca ainda a instalação de 25 estacionamentos para bicicletas.
Fábio Marcondes, secretário de Esportes, ressaltou a importância da ciclovia, que agora irá interligar as avenidas Juscelino Kubitscheck, Bady Bassitt e Philadelpho Gouvêa Neto. “O prefeito Edinho possui um olhar diferenciado para os esportistas. Poucas cidades pensam desta maneira, já que a construção de ciclovias traz impactos na saúde, mobilidade urbana e também para o meio ambiente. O anúncio de hoje ainda movimenta a economia da cidade, que recebe ciclistas de todo o País”, disse.
Além da assinatura para o início dos trabalhos na avenida Juscelino Kubitscheck, o prefeito Edinho adiantou mais três ciclovias que estão em andamento. “Já estamos em fase de publicação de edital para mais duas obras: na Avenida de Maio e na Prof. Carlos Nunes de Mattos. A terceira obra, já em finalização por parte da construtora MRV, é a ciclovia da rua projetada A, no loteamento Abílio Jorge Cury. Juntas estas obras somam quase 9 quilômetros de ciclovias em Rio Preto, que passa a ter quase 50 quilômetros de vias destinadas aos ciclistas”, destacou.
A cerimônia de assinatura foi acompanhada pelos vereadores Celso Peixão, Jorge Menezes, Odélio Chaves e os secretários Zeca Moreira (Gabinete), Mário Soler (Comunicação), Amaury Hernandes (Trânsito), além de assessores das pastas de Esportes, Obras e organizadores de eventos esportistas como Fernando Furlan, Alexandre Pinhel, Marcelo Arroyo e Rangel Rodrigues.
Ciclovias implantadas:
Av. Bady Bassitt, com 8,05 km de extensão, sendo:
- Av. Bady Bassitt: 6,60 km
- Av. Juscelino Kubitscheck de Oliveira: 0,55 km (considerada apenas a ciclovia; atualmente a pista de caminhada é utilizada por ciclistas, apesar de sinalização de proibição)
- Viaduto Jordão Reis: 0,90 km
- Lago 3 (Prefeito Roberto Lopes de Souza): 1,97 km
- Av. Philadelpho (Dr. Wilson Romano Calil): 6,25 km
- Av. Nametalah Youssef Tarraf: 0,16 km.
- Residencial Fraternidade: 2,21 km
- Av. Ernani Pires Domingues: 2,10 km
- Av. Chosso Okanobo: 0,79 km
- Av. Dr. Lotf João Bassitt: 0,76 km
- Av. Cecconi e Gerosa e parte da Av. Nadima Damha: 1,0 km
- R. Izidoro Pupin: 0,50 km
- Av. Pedro Vilela Machado: 0,55 km
- Av. Manoel Miceli: 0,1 km
- Rua Josias Frazzato: 0,40 km
- Av. Raife Rached Abissamra: 0,13 km
- Av. Ricardo Siqueira de Mendonça/Estrada Vicente Polachini/Trecho Av. Nadima Damha: 1,66 km aprox.
Total final aprox.: 26,55 km
Ciclovias em licitação ou obras (medidas aproximadas):
- Av. Juscelino Kubitscheck de Oliveira: 8 km (Ordem de serviço anunciada em 27/10)
- Av. de Maio: 3,2 km (aguardando publicação do edital)
- Av. Prof. Carlos Nunes de Mattos: 4 km (aguardando publicação do edital)
- Rua Proj. A (Lot. Abílio Jorge Cury – em finalização pela MRV): 1,55 km