Metrô, CPTM e EMTU terão mudanças na operação no feriado de Nossa Senhora Aparecida

As empresas ligadas à Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) terão mudanças na operação na quarta-feira, 12 de outubro, por conta do feriado de Nossa Senhora Aparecida. EMTU, CPTM, Metrô e as concessionárias ViaQuatro e ViaMobilidade vão monitorar suas operações e as equipes estão preparadas para fazer ajustes na circulação se for necessário.

CPTM

No feriado, a CPTM vai funcionar com intervalos médios programados de domingo e com trens reservas para atender ao possível aumento de demanda, especialmente para a partida final da Copa do Brasil (Corinthians e Flamengo), que acontecerá na Arena Corinthians, em Itaquera. A exceção será na Linha 10-Turquesa, que contará com Paese entre as estações Santo André e Tamanduateí, devido às obras nesta linha. Os veículos terão paradas obrigatórias nas estações Tamanduateí, São Caetano do Sul, Utinga, Prefeito Saladino e Santo André.

Ida:

  • Parada Terminal Santo André Leste (trajeto: Rua Augusto Ruschi, Viaduto Pedro Dell Antônia, Avenida Industrial e Avenida Pres. Roosevelt);
  • Parada Estação Prefeito Saladino (trajeto: Rua Alfreds Paegle, Avenida Industrial, Rua Sumaré, Viaduto Juvenal Fontanella, Rua Sumaré, Avenida da Paz, Avenida dos Estados, Rua Bárbara Heliodora e Rua Beckman);
  • Parada Terminal Utinga (trajeto: Rua Comendador Júlio Pignatari, Avenida da Paz, Rua Sumaré, acesso Rua Sumaré, Avenida da Paz, Avenida Industrial, Avenida Goiás, Rua Luís Gama, Rua João Pessoa e Rua Amazonas);
  • Parada Terminal São Caetano do Sul (trajeto: Rua Serafim Constantino, Avenida Conselheiro Antônio Prado, Rua Pernambuco, Rua Professora Maria Macedo, Avenida Guido Aliberti e Avenida Presidente Wilson);
  • Parada Estação Tamanduateí.

Volta:

  • Parada Estação Tamanduateí (trajeto: Avenida Presidente Wilson, Avenida Guido Aliberti, Rua Baraldi e Rua Amazonas);
  • Parada Terminal São Caetano do Sul (trajeto: Rua Serafim Constantino, Viaduto dos Autonomistas, Rua Heloísa Pamplona, Praça Lions Clube, Rua Aquidaban, Praça Itália, Rua Aquidaban, Acesso Avenida dos Estados, Avenida dos Estados, Avenida da Paz e Rua Comendador Júlio Pignatari);
  • Parada Terminal Utinga (trajeto: Rua Beckman, Rua Bárbara Heliodora, Avenida dos Estados, Viaduto Pres. Castelo Branco, Acesso Terminal Prefeito Saladino);
  • Terminal Prefeito Saladino (trajeto: Praça Doutor Armando Arruda Pereira, Avenida dos Estados, Avenida Antônio Cardoso e Rua Visconde de Taunay)
  • Parada Terminal Santo André Leste (trajeto: Rua Augusto Ruschi, Viaduto Pedro Dell Antônia, Avenida Industrial e Avenida Pres. Roosevelt)

Colaboradores ficarão à disposição dos passageiros para ajudar em caso de dúvidas. Além da Central de Relacionamento no 0800 055 0121. A CPTM irá emitir avisos sonoros nos trens e estações sobre a suspensão do serviço e as informações também estarão disponíveis nas redes sociais da companhia.

EMTU

As linhas de ônibus intermunicipais gerenciadas pela EMTU seguirão a programação de domingo, podendo contar com reforço a depender do acompanhamento de demanda de passageiros.

Informações detalhadas sobre horários de partida e itinerários podem ser obtidas no site da EMTU ou no aplicativo da EMTU disponível para iOS e Android.

Metrô

Todas as linhas operadas pelo Metrô funcionarão normalmente das 4h40 à meia-noite. As frotas programadas para atender os passageiros serão as mesmas utilizadas em um domingo comum. Trens reservas entrarão em operação, se necessário.

ViaQuatro e ViaMobilidade

A Linha 4-Amarela, da ViaQuatro, e as linhas 5-Lilás, 8-Diamante e 9-Esmeralda, da ViaMobilidade, terão oferta de trens de domingo. A operação será monitorada para inserir mais trens de acordo com a demanda.

Bilhetes

Desde o final de 2020, o bilhete para ingresso na CPTM e no Metrô é um QR Code. O passageiro pode adquirir o bilhete digital QR Code pelo celular, sem a necessidade de impressão. A compra pode ser feita pelo aplicativo TOP (Android e iOS) ou pelo WhatsApp usando o canal oficial do TOP.  Basta adicionar o número (11) 3888-2200 aos contatos do celular, solicitar atendimento e seguir as orientações.

Outra opção é comprar o bilhete digital impresso nas máquinas de autoatendimento (ATM) dentro das estações com cartão de débito. Importante tomar cuidado ao armazenar os bilhetes que não serão usados na hora para não danificar o papel.

Bikes

Aos sábados, domingos e feriados, os passageiros podem embarcar com suas bicicletas convencionais e também elétricas de tamanho semelhante ao das convencionais no Metrô, na CPTM e nas concessionárias ViaQuatro e ViaMobilidade. Nos dias úteis, de segunda a sexta, o embarque é permitido entre 10h e 16h e das 21h até o encerramento da operação. O embarque da bike no trem é permitido apenas no último carro, no limite de quatro bicicletas por viagem.