Após dois dias de estudos para implantação da faixa exclusiva de ônibus, na Avenida Jundiaí, os primeiros dados apontam mais rapidez em algumas linhas de ônibus que trafegam pela via. O maior exemplo é a linha 526 Parque dos Ipês – Centro. Segundo a Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT), durante os dias de avaliação, o ônibus demorou apenas cinco minutos do início da via até o cruzamento com a avenida Doutora Manoela Lacerda de Vergueiro. Sem o corredor, a mesma linha percorreu o mesmo trajeto em 15 minutos.
“Devido ao maior tempo de trajeto, a linha passou a apresentar atrasos subsequentes. Calculamos um tempo superior aos 10 minutos de atraso em relação à tabela de horários ideal”, comenta o diretor de Transportes da UGMT, Leslie Tealdi Litano.
Participe dos canais do Mobilidade Sampa: X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube, LinkedIn ou canais no WhatsApp e Telegram
Vale dizer que todas as avaliações estão sendo feitas e discutidas com os moradores, empreendedores, motoristas e passageiros de ônibus, para a definição conjunta das melhores ações para a facilitação do transporte. Há previsão para estudos em novas vias arteriais do município.
“A Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte realiza os estudos com base no Plano Municipal de Mobilidade. A intenção é discutir com a comunidade formas de trazer melhorias ao trânsito e ao transporte público, reduzir tempo de deslocamento e trazer mais qualidade de vida à população”, explica o Gestor da UGMT, Aloysio Queiroz.