Garcia acusa ex-funcionários da CPTM de sabotarem a ViaMobilidade

O governador de São Paulo e candidato à reeleição Rodrigo Garcia (PSDB) atribuiu as falhas geradas pela concessionária ViaMobilidade nas linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos, à sabotagem de ex-funcionários da CPTM.

A fala do governador foi dada durante uma entrevista ao telejornal SP1 da TV Globo no início da tarde desta terça-feira, dia 13 de setembro de 2022.

  • Acompanhe o Mobilidade Sampa também nas redes sociais: estamos no X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube e LinkedIn. Se preferir, participe dos nossos canais no WhatsApp e Telegram para receber atualizações em tempo real.
  • Tem um negócio? Anuncie aqui e alcance milhares de leitores! Saiba mais
  • “Tivemos muitos problemas na transição para o modelo de concessão nas linhas 8 e 9, mas vamos manter. Estamos até apurando internamente sabotagens que ocorreram. Porque tivemos depois da concessão demissão de milhares de funcionários da CPTM, porque agora linha é concedida. E o importante é que agora a ViaMobilidade começa com investimentos importantes”, disse Garcia.

    Segundo o atual governador, estão sendo investigados casos de sabotagem nas ocorrências que foram registradas no início do período de concessão.

    Desde que assumiu as linhas 8 e 9, a concessionária ViaMobilidade, que faz parte do Grupo CCR, apresentou diversas ocorrências que envolveram desde colisão de trem, avanços de sinal e descarrilamento, e até a morte de um funcionário eletrocutado.

    A concessionária é alvo de diversas reclamações por parte dos seus passageiros, com sucessivos atrasos nas viagens, falta de limpeza adequada e falta de transparência.

    Garcia declarou que agora, a ViaMobilidade inicia um forte de processo de investimentos, com requalificações de estações e que no ano que vem, 22 novos trens serão incorporados à frota de trens das linhas 8 e 9.