O Brasil é um país plural, de uma diversidade cultural muito rica, que abrange diferenças gerais, incluindo sotaque, passando por culinária e indo até mesmo ao clima. Porém, ainda que existam muitos fatores que façam com que a população seja muito diferente em cada cantinho do país, há um, unânime, que une a todos: o esporte.
Ele tem o poder de fazer com que as pessoas se juntem por um mesmo objetivo, seja para jogar, torcer ou até mesmo apostar. Os esportes são unanimidade quando o assunto é diversão e, dependendo da modalidade, são até mesmo paixão nacional.
Mesmo que você não seja o melhor esportista, ainda pode ser um grande fã dos games, acompanhando as transmissões e até mesmo se aventurando ao fazer uma fezinha em algumas casas de apostas brasileiras que estejam disponíveis online.
E para agradar a todos, o número de modalidades a serem praticadas em todo o nosso território não é pequeno. Existem os clássicos, como tênis, futebol ou basquete, mas também existem os cíclicos, que vão surgindo como ondas de modismo.
Destes, alguns se mantêm e outros acabam perdendo a graça para a maioria depois de algum tempo. Dos esportes “de temporada”, podemos citar:
- Beach tênis;
- Padel;
- Futevôlei;
- Frescobol.
Veja, apesar de serem esportes mais recentes, com inícios até mesmo despretensiosos, alguns deles caem no gosto da população e acabam até mesmo virando um jogo oficial. O futevôlei, por exemplo, que começou em quadras de areia nas praias do Rio de Janeiro, em meados de 1960, hoje já é jogado no mundo todo e mantém até federação regulamentadora.
Mas e os queridinhos, quais são? Confira o Top 5
Dentre os clássicos, podemos fazer uma espécie de Top 5 dos esportes mais populares no Brasil. São eles:
- Futebol;
- Vôlei;
- Tênis;
- Futsal;
- Natação.
Nem todos incluem uma ampla gama de praticantes, mas certamente todos eles levam consigo uma legião de admiradores. Na prática, isso significa que, apesar de muita gente não saber nadar, Fernando Scheffer teve um país inteiro vibrando nas Olimpíadas com o seu bronze.
Ou mesmo que a maioria jogue só uma pelada no final de semana, nossa Seleção Brasileira de Futebol tem o maior coro do mundo nas arquibancadas.
Apesar de ser conhecido como o país do futebol, o Brasil tem uma alma esportista e acompanha de perto muitas outras modalidades, independente se com a bola no pé ou com o ingresso na mão.