A CPTM intensificou nos últimos anos a modernização de suas linhas, visando a melhoria da operação, sobretudo na Linha 12-Safira, que liga o Brás até Calmon Viana.
Em 2019, a companhia iniciou um plano de melhoria da operação, após uma análise criteriosa sobre os principais obstáculos que impediam maior fluidez nas viagens.
Na Linha 12-Safira, por exemplo, é comum encontrar placas com restrições de velocidade. Um indicativo de que naquele trecho existe algum problema que causa inconsistência técnica.
Após una análise dos técnicos, foi possível elaborar um plano de ação para contornar tal situação e melhorar a viagem dos passageiros.
Quais ações foram realizadas e suas melhorias?
A frota de trens da Linha 12-Safira foi totalmente reformulada, com a inserção de trens mais novos e a aposentadoria dos mais antigos.
Com essa frota mais nova, foi possível alocar os emplacametos em posições mais favoráveis, o que resulta na melhoria do tempo de viagem.
Também foram eliminados passagens em nível, que reduzia a velocidade dos trens, além de ser um risco para acidentes ferroviários.
A plataforma 3 da estação Calmon Viana se tornou operacional, com isso ficou mais fácil fazer transferência com a Linha 11-Coral.
A via permanente, que é por onde os trens passam, está sendo modernizada, com a substituição dos dormentes de madeira por de concretos, cuja durabilidade é maior e ainda são mais resistentes e permitem melhor estabilidade da via.
A capina da vegetação em volta da via, prevista nos contratos de manutenção, também estão em dia.
Algumas restrições de velocidade ao longo da Linha 12-Safira ainda podem ser vistas. De acordo com técnicos da CPTM, algumas ações são mais complexas, pois necessitaria de demolição de aparelhos de mudança de via, ou até desapropriações para correção da geometria da via.
Novos circuitos de via estão sendo gradualmente implantados, melhorando o sistema de sinalização.
Equipes da CPTM seguem modernizando as estruturas existentes do sistema de elétrico para melhorar o desempenho do sistema de energia.
Além disso, houve redução no tempo de viagem com a economia de 10 minutos entre o Brás e a estação Calmon Viana.
A limpeza também melhorou no último período.
Os trabalhos de modernização da Linha 12-Safira ainda não acabaram.
A companhia quer diminuir o intervalos entre os trens para 3 minutos, além de melhorar a experiência da viagem dos passageiros.