Praia Grande: Viaduto da Curva do S volta a funcionar com tráfego de veículos em duas pistas

O Viaduto da Curva do S está recebendo melhorias viárias e voltará a funcionar com o plano operacional implantado temporariamente há alguns meses: com duas pistas seguindo sentido Esmeralda e uma no sentido oposto. O novo sistema segue os mesmos parâmetros utilizados durante o teste de fluidez que foi aplicado no local entre setembro de 2021 e abril de 2022, solicitado e aprovado pela Prefeitura de Praia Grande.

Atualmente, a Artesp está efetuando o recapeamento do solo no trecho e realizará a nova sinalização de solo. A previsão é que todos os preparativos estejam prontos até o próximo dia 30. A ação visa melhorar a fluidez de veículos no local até que a obra de remodelação do Viaduto da Curva do S (pedido já protocolado pela Prefeitura junto ao Departamento de Estradas de Rodagem e Artesp em 2021) seja concluído.

Participe dos canais do Mobilidade Sampa: X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube, LinkedIn ou canais no WhatsApp e Telegram

O novo plano operacional permite a utilização do acostamento de um dos lados do viaduto como pista de rolamento. Durante o teste de fluidez, a Prefeitura constatou a diminuição de acúmulo de veículos no trecho, especialmente durante os períodos de pico viário. A Artesp e a concessionária retornaram para o modelo anterior e iniciou novo levantamento. Porém, em reunião realizada no mês de agosto, a Prefeitura solicitou o retorno do modelo teste como plano operacional permanente.

Remodelação

Em 2021, a Prefeitura de Praia Grande protocolou junto ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e encaminhou à Artesp o projeto básico para a remodelação do Viaduto da Curva do S, na altura do km 291 da rodovia Padre Manoel da Nóbrega. O projeto passaria por análise técnica da concessionária Ecovias, com a solicitação da contratação de desenvolvimento do projeto completo da intervenção, elaboração do orçamento e de cronograma de execução da obra.

A remodelação contemplaria a triplicação do Viaduto da Curva do S na cidade, que beneficiaria cerca de 2 milhões de pessoas que passam pelo local diariamente, incluindo moradores de Praia Grande e do Litoral Sul. A ideia é que seja criada uma faixa exclusiva para ônibus e caminhões, melhorando ainda mais a segurança viária e a liberação do fluxo de veículos; além de faixas para veículos de passeio e acostamento.