Mais seis estações do Integrabike começam a operar em Sorocaba

O Integrabike, serviço gratuito de bicicletas públicas compartilhadas de Sorocaba, disponibiliza aos usuários mais seis estações. Elas entraram em operação nesta segunda-feira (19/09) e, com isso, o sistema já soma dez pontos para retirada e devolução de bicicletas em funcionamento na cidade. A iniciativa é da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Urbes – Trânsito e Transportes, que gerencia o sistema.

Os novos pontos estão localizados na Avenida Dom Aguirre (ao lado do Terminal São Paulo), no Terminal Santo Antônio, na Unidade Pré-Hospitalar (UPH) da Zona Norte, na Universidade do Trabalhador, Empreendedor e Negócios (Uniten), no bairro Wanel Ville (Avenida Elias Maluf com a Avenida Paulo Emanuel de Almeida) e na Praça Los Angeles (Avenida Visconde do Rio Branco com a Avenida Washington Luiz).

Em um primeiro momento, desde o dia 3 de julho, já tinham sido liberadas para uso quatro estações: no Parque das Águas, Paço Municipal, Parque dos Espanhóis e Parque do Campolim. Em cada local, estão disponíveis 21 bicicletas (14 adultas – aros 24 e 27 e sete infantis – aro 20), com design ergonômico e durável, câmbio manual, sistema antifurto, além de defletores de sinalização noturna e sistema de iluminação com LED.

“O sistema tem sido um sucesso, desde que foi retomado pela atua Administração. Até o momento, são mais de 4.750 viagens registradas, com uma média de 64, por dia. São 3.776 usuários cadastrados, que já rodaram 31.961 quilômetros. Os números impressionam e tendem a crescer ainda mais, assim como a quantidade de usuários”, aponta o diretor-presidente da Urbes, Sergio Barreto.

Isso porque, mais cinco estações serão entregues até o dia 30 de setembro: na Avenida Dom Aguirre (proximidades do Corpo de Bombeiros), no Jardim Maria Antônia Prado (Avenida Itavuvu, 2.560), no Shopping Cidade Sorocaba (Avenida Itavuvu, 3.420), na Casa do Cidadão Ipanema (Avenida Ipanema, 3.300) e na Avenida Ipanema (Rua Comendador Genésio Rodrigues).

Ou seja, ao todo serão 15 estações, todas com câmeras de videomonitoramento, um total de 315 vagas de parada e 210 bicicletas para empréstimo, sendo 165 para adulto e 45 com tamanho reduzido, para uso infantil. Elas podem ser emprestadas aos usuários no período das 5h às 22h59, sendo que, para devolução, a operacionalização é ininterrupta, 24 horas por dia.

Nos próximos dias, em cada uma das cinco novas estações do Integrabike, haverá um monitor para orientar a população sobre o sistema. Sara Gonçalves, de 18 anos, passou pela estação localizada no Terminal Santo Antônio e foi buscar informações com a monitora presente no local. “Já conheço a proposta do sistema de bicicletas públicas e acho uma iniciativa muito bacana. Esta semana vou fazer o meu cadastro”, fala.

O tempo de utilização é de até uma hora. No caso de menores de 18 anos, esses usuários também podem fazer uso do Integrabike, desde que constem no cadastro dos seus responsáveis e estes efetuem a retirada da bicicleta em uma das estações.

https://www.instagram.com/p/CiutPB5tNHf/

Cadastro e aplicativo

Para ter acesso ao serviço do Integrabike, os interessados devem possuir cartão do transporte coletivo urbano, que pode ser solicitado nas unidades da Casa do Cidadão, durante horário de funcionamento, ou nos terminais Santo Antônio, São Paulo, Vitória Régia e São Bento, todos os dias, das 5h à meia-noite. Para validar e retirar o cartão, é necessário carregá-lo com o valor equivalente a duas passagens de ônibus (R$ 8,80).

Depois, é preciso fazer o cadastramento no Integrabike, disponível pelo site. Basta assinar o termo de adesão, uso e responsabilidade, concordando com os direitos e deveres do usuário do novo sistema. Em caso de dúvida, o contato com a operadora é pelo WhatsApp: (15) 3326-7568 ou via redes sociais: Instagram @integra.bike.

O novo sistema de bicicletas compartilhadas também disponibiliza um aplicativo de serviços (Integrabike Sorocaba), funcional e intuitivo. Ele pode ser baixado gratuitamente, tanto para uso em sistema Android, como iOS. Pelo site ou aplicativo, o usuário cadastrado tem acesso a informações, como: localização das estações, consulta do tempo de jornada com a bicicleta, disponibilidade de bicicletas em cada estação, vagas para devolução das bicicletas nas estações, entre outras.

O Integrabike é operado pela Mobhis Automação Urbana Ltda, empresa especializada nesse serviço, que venceu licitação realizada pela Urbes.