Campinas alcança 66 áreas de espera para motos em 23 pontos

A sinalização de área reservada para motociclistas já alcança 23 pontos semaforizados de Campinas. Entre os meses de fevereiro e setembro de 2022, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) contemplou 13 locais com 42 áreas de espera, na região central e nos eixos das avenidas Amoreiras, John Boyd Dunlop (JBD) e Ruy Rodriguez. 

No final de 2021, foram 10 locais contemplados e 24 áreas de acomodação sinalizadas. No total, foram investidos R$ 91,2 mil na implantação de placas e de sinalização horizontal (linhas de retenção e o símbolo da motocicleta no solo).

As áreas de espera delimitam um espaço exclusivo para motocicletas na aproximação semafórica, entre o espaço utilizado pelos demais veículos e a faixa de pedestres. 

Uma vez que viabilizam a saída antecipada das motos em relação aos demais veículos nos semáforos, as áreas reservadas minimizam a disputa por espaço e proporcionam mais segurança para os motociclistas. Além disso, a sinalização dá mais visibilidade às motos e estimula o respeito dos motociclistas pela travessia de pedestres.

“Esta é mais uma ação que busca reduzir o número de acidentes envolvendo motociclistas, um dos segmentos mais vulneráveis no trânsito. Com projetos de engenharia de tráfego e campanhas de conscientização, já conseguimos alcançar, no primeiro semestre deste ano, uma redução de 17,65% nos óbitos de motociclistas”, destacou o presidente da Emdec, Vinícius Riverete.

Os locais que receberam a sinalização foram mapeados a partir dos índices de acidentalidade. Confira os pontos contemplados com áreas de motos em 2022: 

  1. Avenida Amoreiras com Avenida Prefeito Faria Lima;
  2. Avenida Amoreiras com Avenida Dom Joaquim Mamede da Silva Leite;
  3. Avenida Ruy Rodrigues com Terminal BRT Santa Lúcia – ponto 1;
  4. Avenida Ruy Rodrigues com Terminal BRT Santa Lúcia – ponto 2;
  5. Avenida Ruy Rodrigues com Rua Doutor Armando Rocha Brito Júnior;
  6. Avenida Ruy Rodrigues com Terminal BRT Capivari;           
  7. Avenida John Boyd Dunlop com Rua Heitor Lacerda Guedes;       
  8. Avenida John Boyd Dunlop com Rua Achilles Bertoldi;          
  9. Avenida John Boyd Dunlop com Rua Salvador Allende;         
  10. Rua Manoel Machado Pereira com Terminal Campo Grande;   
  11. Avenida José de Souza Campos com Avenida Coronel Silva Telles;              
  12. Avenida Barão de Itapura com Avenida Brasil;
  13. Avenida Doutor Salles Oliveira com Avenida João Jorge.

O próximo ponto a receber a sinalização abrange o cruzamento das avenidas Orosimbo Maia e José de Souza Campos. A relação completa pode ser conferida no site da Emdec.

A ação integra a Campanha 3Rs (Respeite, Repense, Reduza), que busca conscientizar e mobilizar motociclistas para a construção de um trânsito mais seguro e harmonioso.