CAF fornece empréstimo de US$ 550 milhões para a expansão da Linha 2-Verde

A Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo (Sefaz-SP) e o CAF – Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) assinaram nesta quinta-feira, dia 15 de setembro de 2022, em Brasília, o contrato de US$ 550 milhões para a expansão da Linha 2-Verde do Metrô. Trata-se do maior financiamento já realizado pelo CAF no Brasil.

Participaram da solenidade o secretário da Fazenda e Planejamento, Felipe Salto, o representante do CAF no Brasil, Jaime Holguín, a procuradora da Fazenda Nacional, Ana Lúcia Gatto, e o presidente do Metrô, Silvani Pereira.

“A assinatura do contrato com o CAF coroa o processo de vultuosos investimentos do estado de São Paulo. Os mais de três mil empregos já produzidos nas obras, até aqui, e os que ainda virão, além dos benefícios da obra em si para os usuários do transporte metroferroviário, mostram que a prioridade em investimentos de infraestrutura é uma estratégia acertada”, ressalta Salto.

“Ao obter financiamentos para irrigar obras como esta, sobretudo com organizações centrais, a exemplo do CAF, São Paulo cria novas bases para seguir crescendo e atraindo investimentos e empregos de boa qualidade”, completa o secretário da Fazenda.

“A parceria com o Estado de São Paulo é de longa data e de múltiplos projetos de rodovias, saneamento e mobilidade urbana. Hoje é um dia importante para esta aliança, ao assinarmos o maior empréstimo do CAF no Brasil, voltado ao financiamento de obras estratégicas de infraestrutura do Metrô de São Paulo, melhorando a qualidade de vida da população da área metropolitana”, afirmou Jaime Holguín.

O prazo total do empréstimo é de 23 anos, incluindo período de carência de seis anos. A contrapartida do Estado é de US$ 137,5 milhões. As obras estão em plena execução: já foram aplicados R$ 1,85 bilhão em recursos próprios do Estado, sendo R$ 635,7 milhões só em 2022.

O financiamento do CAF abarca infraestrutura, material rodante e gestão de projeto. Já o investimento total na expansão é de R$ 8,6 bilhões. Cerca de 3,5 mil empregos diretos foram gerados até o momento, e a previsão é de chegar em 5 mil no pico da obra.

A extensão da Linha-2 Verde visa atender à crescente demanda enfrentada pelo sistema de transporte da Região Metropolitana de São Paulo, além de aumentar a oferta e os níveis de mobilidade, conectividade, segurança e conforto do transporte público de massa, além de reduzir a emissão dos gases de efeito estufa.

Atualmente, a Linha 2-Verde opera no trecho de Vila Madalena à Vila Prudente. A extensão da Vila Prudente à Penha, projeto inserido no programa de expansão da malha metroviária e modernização de material rodante do Estado de São Paulo, contará com 8,4 km, oito estações, um estacionamento para trens, além da construção de um complexo de estações na Penha, para conexão com a Linha 11-Coral da CPTM, dando mais alternativas de deslocamento aos moradores da Zona Leste, uma das regiões mais densamente povoadas da cidade de São Paulo. Também já está em andamento a aquisição de 22 novos trens para atender o novo trecho.

Quanto ao número de passageiros, atualmente a Linha 2 transporta 800 mil passageiros/dia útil; quando o novo trecho entrar em operação, em 2026, deverá atender quase 1,3 milhão de passageiros/dia útil. Fará interligação com as linhas 3-Vermelha do Metrô e 11-Coral da CPTM, redistribuindo o fluxo de passageiros destas linhas e tornando as viagens mais confortáveis e rápidas.

Com a expansão e integrações previstas, conforme estudos realizados pelo Metrô, o tempo médio das viagens será reduzido em cerca de 25 minutos para os usuários do novo trecho, com potencial para reduzir, ainda, em cerca de 30% a quantidade de ônibus que circulam na região.