Análise do crescimento no mercado de jogos eletrônicos do Brasil

O que está por trás do crescimento do mercado brasileiro de jogos eletrônicos?

O mercado de jogos eletrônicos brasileiro tem crescido vertiginosamente ao longo dos últimos anos. Após diversos novos desenvolvimentos em empresas desse segmento investirem em tecnologias que engajaram ainda mais os jogadores brasileiros, a expectativa é de que a receita desse mercado cresça ainda mais.

Segundo resultados apontados pela Newzoo, o Brasil é o maior mercado de jogos da América Latina. Além disso, a própria pesquisa aponta que o mercado brasileiro é o 12º maior do mundo. Ou seja, o Brasil é definitivamente um dos destinos que devem ser focados por parte de empresas que desenvolvem games online.

  • Acompanhe o Mobilidade Sampa também nas redes sociais: estamos no X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube e LinkedIn. Se preferir, participe dos nossos canais no WhatsApp e Telegram para receber atualizações em tempo real.
  • Tem um negócio? Anuncie aqui e alcance milhares de leitores! Saiba mais
  • Seja para permitir que os jogadores possam jogar bingo online grátis direto do navegador ou experimentar o modo com dinheiro de verdade em https://bingo77brazil.com/bingo-online-valendo-dinheiro o fato é que os brasileiros estão envolvidos nesse mercado.

    Mas o que fez com que o mercado brasileiro fosse um dos destinos mais buscados por parte das empresas que desenvolvem games online? Quais aspectos indicam que o Brasil pode continuar sendo a referência no que diz respeito aos games? Confira alguns elementos que fazem com que os brasileiros sejam o enfoque de algumas empresas desse ramo.

    Um Brasil conectado à internet

    Um dos pontos que faz com o Brasil seja um dos principais destinos para empresas que desenvolvem jogos online está no fato de o território brasileiro ser o mais populoso de toda a América do Sul. Segundo dados de 2020, o total da população brasileira era de 212.559.417 pessoas.

    Na América Latina, o México vem atrás do Brasil em termos de população. Não é por menos que os mexicanos são os segundo maiores consumidores de games eletrônicos nessa região. Estima-se que aproximadamente 2,73% da população mundial está localizada no Brasil. Já 1,65% está no México.

    Esse tamanho populacional é definitivamente um dos aspectos que faz com que as empresas de desenvolvimento de jogos queiram entrar nesses mercados para veicular seus produtos e conseguirem ainda mais jogadores. No caso do Brasil, muito além de uma grande população, existem muitos gamers que estão conectados à internet.

    Dos 212.6 milhões de pessoas que foram apontadas em 2020 como a população brasileira, aproximadamente 185 milhões vivem em áreas urbanas. Ou seja, aproximadamente 90% dos brasileiros estão localizados em áreas urbanas. Essas áreas costumam contar com uma rede de internet de qualidade, quando comparadas com áreas rurais.

    Indo ainda mais adiante nos dados, é possível verificar que dos 186.2 milhões de pessoas que vivem em áreas urbanas, aproximadamente 155 milhões têm acesso à internet. Além disso, praticamente 100% desses 155 milhões usam smartphones, um dos principais dispositivos usados por jogadores brasileiros.

    Essa maior conectividade à internet mostra que o jogador brasileiro está por dentro das tendências que estão disponíveis. Além de fazer uso dos seus dispositivos móveis e outros tipos de console para se divertirem também jogando jogos eletrônicos.

    Mais de 80 milhões de jogadores

    Dos 212 milhões de brasileiros, aproximadamente 80 milhões são jogadores de jogos online. Os tipos de games procurados por brasileiros varia muito. De modo geral, o brasileiro costuma se divertir em games de aventura, esportes, estratégia e corridas. Entretanto, existem também fãs de jogos de tiro e simuladores.

    Esses gêneros mudam frequentemente, mas o número de jogadores tem uma tendência de crescimento que apontou números elevados desde 2019. Ao longo dos anos de 2019 até 2022, o número de pessoas que têm costume de jogar games eletrônicos cresceu de 66% para aproximadamente 75%.

    Ou seja, os brasileiros estão procurando mais jogos online. Isso é verdade principalmente para quem usa smartphones. Bom, como deu para perceber, o jogador brasileiro costuma jogar usando dispositivos móveis e tem gêneros preferidos. Além da maioria das pessoas estarem localizadas em áreas urbanas.

    É possível perceber que a estrutura em volta do gamer brasileiro faz com que ele tenha tudo que precisa para se divertir em seus jogos preferidos. Afinal, como as áreas urbanas costumam ter uma boa infraestrutura de internet móvel e fixa, os jogadores conseguem baixar os seus jogos preferidos. Bem como acessar sites que oferecem esses games em tempo real.

    Ainda mais crescimento para os próximos anos

    Com os investimentos que o Brasil tem realizado em áreas urbanas visando disponibilizar maior conectividade aos brasileiros, a expectativa é de que ainda mais gamers resolvam se divertir dentro do território brasileiro. Além disso, a tendência da regulamentação de diversos jogos de azar também faz com que o Brasil seja um destino de investimento de diversas empresas desse ramo.

    Do lado do jogador, só há vantagens. Afinal, mais empresas dentro do Brasil significa maiores chances do jogador brasileiro se divertir usando jogos que já estão disponíveis a muito tempo, bem como outros games que pretendem inovar no que diz respeito a jogabilidade via smartphones, computadores ou qualquer outro tipo de console.