A 99 é um app de transporte com mais de 750 mil motoristas parceiros ativos. Eles estão nas ruas e ajudam, diariamente, milhões de pessoas a se locomoverem com facilidade e segurança.
Para quem está no volante, adotar medidas de proteção na rotina é fundamental. De acordo com a empresa, são mais de 50 recursos disponíveis antes, durante e depois das viagens. Tais iniciativas trouxeram resultados concretos: redução de 38% dos casos de violência contra motoristas parceiros por milhão de corridas.
Abaixo, a 99 reuniu cinco dicas de segurança que são indispensáveis. Confira, a seguir:
1) Checagem de passageiros – A 99 disponibiliza para os motoristas parceiros as informações sobre o passageiro antes do aceite da corrida, como confirmação de que o perfil foi verificado, frequência de uso do aplicativo, nota de avaliação, destino da corrida e zonas de risco. A empresa solicita ainda, obrigatoriamente, que todos os passageiros insiram CPF ou cartão de crédito válidos antes da primeira viagem. Randomicamente e quando identificada uma corrida suspeita via inteligência artificial, é solicitado selfies do passageiro com um sistema que reconhece se é o rosto de uma pessoa real que está aparecendo.
2) Gravação de áudio – Localizada no escudo azul do app, a ferramenta pode ser acionada a qualquer momento durante a corrida, caso o motorista se sinta desconfortável no carro. A gravação ajuda a prevenir comportamentos inadequados, além de auxiliar a plataforma a aplicar medidas corretivas como bloqueio contra o passageiro ou motorista em algumas situações. Nenhuma das partes é notificada quando a funcionalidade é usada e os dados são criptografados e armazenados conforme a Lei Geral de Proteção de Dados.
3) Câmeras de segurança – A 99 foi precursora na implantação de câmeras de segurança em veículos de motoristas parceiros. O dispositivo é instalado próximo ao retrovisor central do veículo e conta um botão de segurança físico em uma posição sigilosa dentro do carro que pode ser ativada pelo motorista a qualquer momento acionando a Central de Segurança da 99. Suas lentes olho de peixe proporcionam uma visão panorâmica do veículo e contam com um modo noturno, além de registrar som. Ela ainda possui sistema antifurto.
No primeiro semestre deste ano foram realizadas cerca de 6,5 milhões de corridas com câmeras de segurança instaladas nos veículos. A expectativa é que até o final do ano, incluindo as atuais instaladas, o número chegue a 14 mil câmeras nos veículos dos motoristas parceiros da plataforma.
4) Compartilhamento de rota – Todas as corridas podem ser compartilhadas com seus contatos de confiança inseridos no app, no menu “Central de Segurança”. Em adicional, as viagens são monitoradas em tempo real, via GPS, e caso seja identificada alguma anormalidade, como trajeto acima do tempo, ativa protocolos, que incluem contato com o motorista e o passageiro, aciona a Central de Segurança e envia a Patrulha 99, equipes especializadas que, em motocicletas ou carros, prestam apoio presencial.
5) Central de Segurança – Equipes multidisciplinares estão 24 horas por dia e 7 dias por semana trabalhando na Central de Segurança para oferecer o melhor atendimento e apoio aos motoristas parceiros que precisarem de qualquer tipo de suporte. O contato pode ser feito via app ou por telefone.