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quinta-feira, fevereiro 29, 2024

Trem do Metrô bate sozinho em área de estacionamento no Belém

Um trem da frota K (K07) que opera na linha 3-Vermelha do Metrô, bateu sozinho durante uma manobra no pátio Belém na manhã desta quarta-feira, dia 31 de agosto de 2022.

Segundo o Metrô, o trem colidiu em um equipamento de sinalização ao ser estacionado em uma das linhas.

Os danos foram leves e em breve serão reparados pela equipe de manutenção da companhia. Não houve feridos.

Em nota ao Mobilidade Sampa, o Metrô disse que não haverá redução na oferta de trens, pois enquanto este estiver na manutenção, um outro trem, que estava na reserva, vai recompor a frota em operação na linha 3-Vermelha.

Confira a nota completa:

“Na manhã desta quarta-feira, 31 de agosto 2022, um trem que manobrava em velocidade reduzida no Pátio Belém colidiu em um equipamento de sinalização ao ser estacionado em uma das linhas. Não houve feridos. Os danos leves serão reparados em breve pela equipe de manutenção. Não haverá redução na oferta de trens pois enquanto os reparos estiverem sendo feitos, um outro trem, que estava na reserva, vai recompor a frota de trens em circulação”.

O Sindicato dos Metroviários de São Paulo e a Fenametro informaram que a colisão foi atribuída ao sistema CBTC que se quer ainda está em funcionamento na linha, mas, que está em fase de testes pela Alstom.

Confira nota abaixo:

“O CBTC não está em funcionamento na linha 3 e, na ocorrência não havia Operador de Trem acompanhando, pois não havia previsão de movimentação do trem.

Hoje a categoria ficou alvoroçada, pois o Metrô já formalizou ao sindicato a intenção de retirar operadores de trens de dentro do monotrilho nas próximas semanas, linha em que funciona com CBTC.

Metrô também já anunciou que deve comprar 44 trens sem cabine.

A ocorrência de hoje foi no Pátio Belém, na Linha 3. O funcionário da Alstom fazia simulação em software e assim como nos últimos dias, não havia Operador de Trem acompanhando, mas hoje o trem resolveu movimentar sozinho e colidiu no cavalete de final de via. Se não fosse o cavalete, o trem teria seguido para o estacionamento de carros onde na sequência fica o galpão da manutenção.

Se houvesse operador de trem, a colisão teria sido evitada com o freio de emergência, visto que o trem partiu de condição estática.

Infelizmente, a insistência em confiar num sistema que já provocou vários acidentes e a insistência em querer retirar operadores de trem, deixou a composição K07 sem condições de operar novamente sem uma reforma, pois danificou todos os engates, frente, cabine e o console de monitoramento subiu, gerando um grande prejuízo.

Foi aberta falha COPESE (Comissão Permanente de Segurança) e a bancada dos eleitos da CIPA deve chamar reunião extraordinária para tratar do assunto, mas não sabemos se a empresa vai aceitar realizar, pois em situações parecidas já se negou a convocar reunião extraordinária.

Considerando que já há problemas com falta de equipamentos e peças, será mais um trem a ser canibalizado (há trens parados, sendo usados como almoxarifado, inclusive um da frota L está também no pátio Belém e NUNCA entrou em operação, faz 7 anos e está nascendo até mato nas portas, praticamente só tem lataria, pois usaram as peças como estoque).

O sindicato e a Fenametro denuncia esse tipo de situação faz anos, mas o governo PSDB sempre empurra pra baixo do tapete e faz seus arranjos com as empresas privadas do setor pra abocanharem seus lucros, deixando o Metrô estatal sem investimentos ao mesmo tempo que subsidia fortemente as linhas privadas.

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    Paulistano, empreendedor e pai. Formado em gestão pública e graduando em Direito. É fascinado por temas relacionados a mobilidade urbana e o transporte público. É o redator de conteúdo dos sites de mobilidade do Grupo PLN. Quer entrar em contato com o Igor? Envie um e-mail para igor@grupopln.com.br.

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