20 C
São Paulo
quinta-feira, março 28, 2024

Sistema de pagamento por aproximação de celular está disponível em 100% do transporte coletivo de Sorocaba

Tecnologia e inovação ao alcance das mãos e dentro do transporte coletivo. Esta é a nova realidade dos passageiros ao realizar os deslocamentos. A partir de agora, Sorocaba é a primeira cidade do Brasil a disponibilizar em 100% da frota um sistema de transporte coletivo com pagamento por aproximação de celular.

Seja um passageiro diário ou um visitante que esteja na cidade, todos poderão usufruir dessa facilidade nos terminais Vitória Régia, São Bento, Santo Antônio e São Paulo, nas 22 estações do BRT e nos ônibus das operadoras BRT Sorocaba, Consor e City.

O pagamento por aproximação de celular é tecnicamente chamado de ABT (Account Based Ticketing, que significa bilhetagem baseada em contas) e oferece uma experiência totalmente digital, permitindo a liberação da catraca, sem a dependência de cartões de transporte e da compra de créditos e recargas. A plataforma que disponibiliza, hoje, essa tecnologia é o Cittamobi, aplicativo já conhecido e utilizado pelos sorocabanos.

Para fazer uso dessa tecnologia, basta instalar o aplicativo Cittamobi, gerar o cadastro, colocar o valor desejado e, ao entrar em um dos acessos (terminal, estação ou ônibus), abrir o aplicativo, aproximar o celular do dispositivo para a leitura disponível, autorizar a compra e a catraca será liberada para a entrada.

Paulo Fraga, Co-founder e CEO do Grupo Primova, destaca que o serviço de pagamento por aproximação de celular é uma tecnologia pioneira e, que mais uma vez, Sorocaba sai na frente ao investir em mais benefícios para o transporte coletivo. ”A população já vive uma dinâmica intensa com o uso do celular para compras, comunicação, suporte em serviços e outros. Então, nada mais natural que avanços ocorressem também na mobilidade urbana com o transporte de passageiros que utilizam os ônibus. Essa ferramenta irá facilitar o acesso durante os deslocamentos e também será uma maneira de cativar o passageiro conectado, ou seja, aquele que sempre está usando serviços digitais”, frisa.

“Sorocaba está vivendo uma verdadeira revolução em várias áreas e na mobilidade urbana não é diferente. Este é mais um avanço tecnológico, no sentido de conferir agilidade, conforto e comodidade ao usuário do transporte público, no seu dia a dia. Isso, ao lado de tantas outras melhorias trazidas, como os novos ônibus com ar-condicionado, internet e entrada USB para carregamento de eletrônicos, os Miniterminais de Ônibus do Cajuru, Éden, Brigadeiro Tobias e Aparecidinha, além de importantes obras de mobilidade que estão sendo entregues na cidade, otimizando o trânsito e melhorando a qualidade de vida da população”, destaca o prefeito de Sorocaba Rodrigo Manga.

  • ABT Sorocaba

A utilização do pagamento com o celular segue uma tendência global para a modernização dos serviços e vem a somar com as demais formas de pagamento existentes. Por isso, em Sorocaba, as opções de bilhetagem (bilhete eletrônico e QR Code) em funcionamento serão mantidas, assim, possibilitando que o usuário escolha a que seja de sua preferência.

Fraga explica, ainda, que, para quem não tem conta bancária, é possível gerar um boleto e pagar na lotérica. Assim, democratizando e permitindo o acesso de todos. ”Para um futuro breve, o serviço de pagamento por aproximação do celular fará a inclusão de vale-transporte digital para estudantes e idosos, complementa, ao detalhar os próximos passos do projeto na cidade.

Os demais benefícios já existentes no transporte da cidade igualmente serão mantidos para os passageiros.

Como utilizar o sistema de pagamento com o celular

  1. Faça download do aplicativo Cittamobi na Play Store ou na Apple Store.
  2. Entre na Carteira Digital e preencha o cadastro do usuário, indicando seus dados.
  3. É possível pagar a passagem de duas formas:
    a) Clique em adicionar saldo, para pagar a sua passagem via Pix.
    b) Vá para formas de pagamento para adicionar um cartão de crédito.
  4. Acesse o pagamento por aproximação, permitindo que o Cittamobi utilize o seu bluetooth.
  5. Informe a forma de pagamento e seu PIN.
  6. Aproxime o celular do validador dentro do ônibus ou em um terminal e boa viagem!

Deixe seu comentário

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Mobilidade Sampa
    Mobilidade Sampahttps://mobilidadesampa.com.br
    O Mobilidade Sampa produz conteúdo sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    SIGA-NOS

    6,317FollowersFollow
    28,236FollowersFollow
    439SubscribersSubscribe
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS